quinta-feira, 5 de junho de 2014

Médico alerta para cuidados que se deve ter com o Diabetes

4

 
 
Dr. Marcello Ramalho
Segundo o patologista clínico, Marcello Ramalho, o Diabetes é uma doença que atinge aproximadamente 250 milhões de pessoas em todo o mundo. “No Brasil estima-se em 12 milhões de portadores, muitos destes ainda não diagnosticados”, contou.
Para Ramalho, filhos de pais diabéticos têm maior propensão a desenvolver a doença. Segundo ele, fatores como a obesidade, alimentação rica em carboidratos e vida sedentária constituem importantes desencadeadores.
“Basicamente o Diabetes é um distúrbio metabólico causado pelo acúmulo de glicose na circulação sanguínea devido à falta ou diminuição de um hormônio chamado insulina, fabricado pelo pâncreas”, comentou o médico.
De acordo com o patologista, resumidamente pode ser classificado em Diabetes Tipo I, Tipo II (o mais comum), o Diabetes Gestacional (que surge durante a gravidez) e o Pré-Diabetes.
Conforme o médico Marcello Ramalho, o diabetes é uma doença freqüentemente negligenciada por ser pobre em sintomas. “Sem tratamento adequado, vai deixando ao longo dos anos um rastro de devastação e complicações graves na saúde dos pacientes”, orientou.
O médico alerta que vários órgãos e sistemas são em maior ou menor grau comprometidos: visão (retinopatia, cegueira), rins (insuficiência renal e possível necessidade de transplante), cardiovascular (enfarte do miocárdio e AVC) e circulatório (gangrena dos dedos e pés).
“Apesar de toda as campanhas de informação, prevenção, do apoio e atendimento dos serviços públicos, muitos pacientes resistem e teimam em não cuidar da própria saúde. Não é infrequente terminarem a vida ainda cedo: cegos, amputados ou sequelados por AVC”, finalizou.