sexta-feira, 20 de junho de 2014

Dilma tem 39% das intenções de voto, contra 21% de Aécio e 10% de Campos, diz CNI/Ibope


BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff aparece com 39 por cento das intenções de voto, seguida por Aécio Neves (PSDB), com 21 por cento, mostrou nesta quinta-feira pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Leia também:
Candidatos ao governo do Rio têm empate técnico
Sensus mostra Dilma ainda mais fraca, com 32,2%, e alta de Aécio, a 21,5%
Em terceiro lugar aparece Eduardo Campos (PSB), com 10 por cento. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

No Brasil, vence a eleição no primeiro turno quem têm, pelo menos, 50% mais 1 dos votos válidos (aqueles dados aos candidatos). Com o resultado, portanto, caso as eleições fossem hoje, a atual presidente enfrentaria um segundo turno.
O levantamento anterior do Ibope, encomendado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo e divulgado dia 10 de junho, mostrava Dilma com 38 por cento das intenções de voto, seguida por Aécio, com 22 por cento, e Campos, com 13 por cento.
A pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta manhã mostrou também que a avaliação ótima/boa do governo passou para 31 por cento, ante 36 por cento em março, enquanto a avaliação ruim/péssima foi a 33 por cento, ante 27 por cento.
Foram ouvidos 2.002 pessoas, entre os dias 13 e 15 de junho, em 142 municípios do país.
(Reportagem de Anthony Boadle)