quarta-feira, 19 de março de 2014

DESABAFO: ATÉ QUANDO?

 

 

Até quando o Carnaval de Salvador provocará paralisia no sistema de Saúde em Feira de Santana antes, durante e após a Festa?
Até quando médicos plantonistas faltarão seus serviços nos hospitais públicos de Feira durante o Carnaval?
Até quando o descaso com a Saúde em Feira de Santana continuará ceifando vidas de jovens e adultos na Emergência de hospitais de Feira?
Até quando o número de mortes em hospitais de Feira será maior do que o número de mortes em Salvador durante o Carnaval?
Até quando médicos de Feira de Santana se comportarão como divindades incontestáveis?
Até quando médicos de Feira de Santana, por arrogância, não dialogam com familiares de pacientes?
 Até quando pacientes morrerão, por falta de DIAGNÓSTICOS PRECISOS?
Até quando pacientes morrerão nos hospitais de Feira por falta de neurologistas competentes?
Até quando SINUSITE provocará mortes em Feira?
Até quando exames e diagnósticos de doenças emitidos por médicos neurologistas são descartados em Salvador?
Ate quando  médicos barganharão pacientes em Feira?
Até quando o sistema de saúde de Feira será motivo de piadas em Salvador?

Será por descaso ou por incompetência dos médicos!
Pois, no dia 28 de fevereiro último (quinta feira), o jovem Ruan Cesar Fernandes, estudante de Jornalismo, deu entrada no Hospital Geral Clériston Andrade, com dor de cabeça (cefaleia) devido a SINUSITE. Inicialmente fora sugerido pelos neurologistas, que o jovem poderia ter sofrido um aneurisma ou um acidente vascular cerebral – AVC, na sexta feira à noite (01 de março) foi solicitado uma tomografia cerebral com contraste.
Conclusão da Medica Radiologista: Lesão expansiva frontal à esquerda, não tendo sido possível identificar a causa, provavelmente infecciosa. Solicitando A Ressonância Magnética (RNM) poderá trazer informações adicionais. (A lesão de 1,o x 1,0cm)
Então, fora solicitado pelo médico Luiz Eduardo Lima – CRM 14895 (que acompanhou o paciente 2  dias consecutivos) Ressonância Magnética Torácica com espectroscopia, ao invés de Uma ressonância magnética encefálica, contestada pelos familiares. Além de prescrever Plasil para o paciente que era alérgico ao medicamento.
Corrida às clinicas Radiológicas de Feira de Santana – sem médico radiologistas por mais de 10 dias.
No dia 02 de março inicia a corrida pelas clinicas cardiológicas de Feira de Santana, detectou-se que Apenas o HIEF, a Delfim e a Clinica Radiológica faziam esse tipo de ressonância, porém todas só teriam médico radiologista na segunda feira, após o Carnaval, ou seja são 10 sem m sem médicos.   Comunicado à equipe de neurocirurgiões do Hospital Geral Clériston Andrade, nada adiantou. Nada foi feito,  nenhuma atitude fora tomada para viabilizar tal Ressonância ou ajudar o jovem, que não aguentava mais as dores de cabeça  A situação clinica do jovem decaia a todo momento. 
Desesperados, familiares recorrem ao médico Cleanto Lacerda  (neurocirurgião) plantonista, que ao falar da situação do paciente, desdenhou dizendo:
Estão falando em levar para Salvador.. Que diferença faz  esperar 3 dias, até os médicos retornarem na segunda feira futura, dia 10..”.  Ridicularizando a possibilidade de realizar a Ressonância Magnética em Salvador.   E falando grosseiramente ao familiar. “..Você tá duvidando de mim?”.
Indignado o familiar se retira, reinicia a busca pela Clinicas HIEF e Clinica Radiológica. Novamente constatou que só teria médico no dia 10/03, segunda feira. Os familiares decidem levar o jovem Ruan para fazer a Ressonância em Salvador.  Mas precisava do Relatório Medico do Neurologista de plantão, o médico Cleanto Lacerda, que já havia saído do hospital, quando deveria permanecer, pois era o seu plantão. Questionando a enfermeira plantonista da Enfermaria masculina , o porque do médico ter saído, ela respondera que o médico estava sob aviso, e não podia chamá-lo. Assim só levamos o jovem para Salvador na sexta feira, quando o mesmo já estava muito grave, chegando à Clinica Delfim do Itaigara, o exame foi feito e o laudo feito na hora, devido ao quadro do paciente, constatado pela equipe da Clinica. Ao chegar  no Hospital Cleriston Andrade, o paciente sofrera duas paradas cardíacas, reanimado, foi transferido para a (Sala Vermelha), uma semi-UTI. Onde, segundo o medico plantonista dessa unidade, o jovem já apresentava possibilidade de morte cerebral. No sábado dia 08/03, o medico Cleanto Lacerda nos comunicou a possibilidade de Morte Cerebral, ser examinado no dia seguinte para confirmação. Abertura do protocolo de morte cerebral, só iniciada no domingo às 10 horas, e morte confirmada as 12 horas por uma parada cardíaca.
Absurdo
O antibiótico (ROSEFIN) só foi solicitado por um médico no dia 06/03. Por não ter esse medicamento, não foi ministrado no paciente, nem foi avisado a sua família. Assim a infecção aumentou.
A ressonância cerebral com espectroscopia, realizada em Salvador contatou uma inflamação bastante aumentada de 2,5cm. E já havia provocado lesões em vários pontos.
INDIGNAÃO;
Por falta de um diagnostico preciso e um laudo da tomografia maiseslarecedor, medicação correta e falta de atitude dos neurologistas do Hospital Geral Cleriston Andrade, durante o período de Carnaval, o Jovem Ruan Cesar Fernandes perdeu sua vida.

Até quando  estaremos a mercê da incompetência e estupidez dos médicos de Feira de Santana?

Gildarte Barbosa