terça-feira, 4 de março de 2014

Campanha da Fraternidade será lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas em Feira

 

 

Durante o período da Quaresma a Conferência Nacional dos Bispos sempre desenvolve uma campanha com temas desafiadores para todo o território nacional.
 
 

 

 

Ed Santos/Acorda Cidade
Laiane Cruz
O arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, lança nesta quarta-feira (5), às 19h, na Catedral de Sant’Ana, a Campanha da Fraternidade com o tema ‘Tráfico humano’. Nesta data também é comemorada a Quarta-Feira de Cinzas, em todo o Brasil, que é celebrada todos os anos sempre após o feriado de Carnaval. De acordo com Dom Itamar, no município, haverá missas e imposição das cinzas em todas as paróquias da Arquidiocese. Na Catedral de Sant'Ana os horários das celebrações serão às 7h e às 19h.
 
Durante o período da Quaresma a Conferência Nacional dos Bispos sempre desenvolve uma campanha com temas desafiadores para todo o território nacioanl. Segundo ele, nos últimos anos foram tratados temas relacionados à saúde, educação, das crianças, da juventude, da pessoa idosa, da família, das drogas, dentre outros assuntos.
 
Sobre o tema escolhido para este ano, Dom Itamar avaliou: “É um tema que envolve a vida e a dignidade do ser humano, que abrange muitos aspectos, por exemplo, a exploração no trabalho, chamado trabalho escravo. O segundo aspecto é a exploração sexual, a prostituição, a pornografia, principalmente na internet. O terceiro tema dessa campanha será a extração de órgãos, outro crime que vai ser muito debatido é o tráfico de crianças e adolescentes: somente nos últimos anos mais de 20 mil foram enviados ao exterior sob o pretexto de adoção”, afirmou.
 
Quanto ao tráfico de mulheres, o arcebispo não possui dados sobre a realidade de Feira de Santana, mas acredita que deve existir, pois, segundo ele, atualmente no Brasil existem mais de 109 rotas, de acordo com dados da Conferência Nacional dos Bispos, para transportar essas pessoas para países como Espanha, Portugal, Paraguai, Suíça. 
 
Reflexão
 
Sobre a tradição de imposição das cinzas, Dom Itamar explicou  que elas representam a brevidade da vida. “Nosso corpo dia mais, dia menos voltará ao pó. O próprio Deus disse: ‘Tu és pó e ao pós hás de tornar’. Portanto esse é o grande sentido da imposição das cinzas, pensarmos na brevidade das nossas vidas e aplicarmos o tempo que Deus nos dá para fazermos sempre o bem