domingo, 5 de janeiro de 2014

Morreu Nelson Ned


Nos anos 60 começou a se apresentar e gravar discos, inclusive nos países da América Latina, onde é extremamente popular. Com repertório voltado para a música romântica, seus shows atraíam multidões em estádios e teatros.

Nelson Ned, como compositor, já teve canções gravadas por Moacyr Franco, Antônio Marcos, Agnaldo Timóteo e outros. O maior sucesso de sua carreira foi a canção Tudo Passará, de 1969, que obteve quarenta regravações, inclusive em versão sertaneja com a dupla João Mineiro & Marciano nos anos 80, que no mesmo disco também gravaram de Nelson o hit Se Eu Pudesse Falar Com Deus.

Ganhou Discos de Ouro no Brasil, e                               tem em sua carreira um feito histórico, se apresentar no Carnegie Hall, em Nova York, feito que se,,,,,,,,,,,, repetiu por 4 vezes com lotação total.2

A partir de 1990 passou a cantar canções evangélicas, após ter-se convertido ao neopentecostalismo, tendo conquistado um Disco de Ouro já no seu primeiro lançamento gospel.

Lançou em 1996 a biografia O Pequeno Gigante da Canção, uma referência à sua condição de anão (o cantor media 1,12 metro de altura). No livro, ele contou que enfrentou depressão no auge de sua carreira, passou a beber e envolveu-se com drogas.

Sofreu um acidente vascular cerebral em 2003, o que o levou a perder a visão do olho direito. Desde então, morava em uma residência adaptada para suas necessidades em São Paulo.2 O cantor ainda sofria de diabetes, hipertensão e estaria desenvolvendo mal de Alzheimer.

No dia 24 de dezembro de 2013, passou a viver em uma clínica de repouso na Granja Viana, Cotia, próximo a São Paulo.3 Poucos dias depois, em 4 de janeiro, ele deu entrada no Hospital Regional de Cotia, com infecção respiratória aguda, pneumonia e problemas na bexiga.3

Morte


Morreu às 7h25 da manhã de 5 de janeiro de 2014 no Hospital Regional de Cotia, em São Paulo, tendo como causa mortis choque septico, sepse, broncopneumonia e acidente vascular cerebral. Ele tinha sido internado nesse hospital na tarde anterior com um quadro grave de pneumonia. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de São Paulo.