domingo, 22 de dezembro de 2013

Familiares e amigos se despedem do médico Miraldo Gomes


O corpo do médico ginecologista, João Miraldo dos Santos Gomes, que morreu na tarde de sábado (21) aos 69 anos, após sofrer um infarto, está sendo velado neste domingo (22) na Câmara Municipal de vereadores de Feira de Santana até às 13h, seguindo logo depois para a capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara, onde será celebrada uma missa, por volta das 14h. O sepultamento, segundo informou familiares, ocorrerá às 16h no cemitério Piedade.
O irmão de Miraldo Gomes, José dos Santos Gomes, estava muito emocionado. Ele afirmou que era muito ligando ao irmão e que falou com ele pela última vez no final da manhã de ontem. 
 
“Ele me ligou, conversamos, tudo normal. Quando foi por volta das 12h, o filho dele me ligou avisando que ele passou mal. Eu não estava sabendo de nenhum problema de saúde. O que eu sei é que Miraldo estava com o celular deletando o nome de uma pessoa, o que provocou uma emoção súbita muito grande, e se sentiu mal”, informou.
 “Miraldo sabia perdoar todo mundo. Ele era uma figura ímpar, um homem que trouxe muita gente ao mundo. Ele me fará muita falta, assim como a muitas pessoas. Ficará uma lacuna no seio da família e da sociedade feirense, pelo homem, pelo médico que ele foi. Sempre se manteve firme na sua dignidade e na sua plenitude”, completou. 
 
Médico dos mais conhecidos na cidade, Miraldo criou em 1979 a Maternidade Stela Gomes, em Feira de Santana. Ele também era membro efetivo da Academia Feirense de Letras e ainda teve participação na vida política do Estado a partir de 1986, quando foi candidato a deputado federal pelo PMDB.
 
O médico teve expressiva votação na cidade, que lhe garantiu a primeira suplência na coligação que apoiou o candidato a governador Waldir Pires.
 
Convocado para assumir o mandato no lugar do titular Luiz Prisco Vianna, que foi ser Ministro da Ação Social, Miraldo entrou para a galeria dos Deputados Constituintes.
Ed Santos/Acorda Cidade  
Em 1988 deixou o PMDB e fundou o PDC pelo qual foi candidato a prefeito nas eleições municipais daquele ano, sendo o terceiro mais votado.
 
Nas eleições municipais de 1996 apoiou a candidatura a prefeito de José Falcão (PPB), que eleito o nomeou para a Secretaria de Saúde do Município..
Miraldo Gomes, era natural de Santo Estevão, local onde participava  de quase todos os eventos religiosos.