quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

"Bomba" deixada em ônibus era só um ebó


 

 

  • "Atentado terrorista" era só um despacho com charutos
A ameaça de um "atentado terrorista" terminou em galhofa, no início da tarde dessa quinta, 12, na capital baiana, uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol. Um pacote suspeito deixado dentro do ônibus da Viação Litoral Norte, que fazia a linha Ilha Amarela/ Pituba, provocou pânico nos passageiros que viajavam no veículo. Uma equipe do COE - Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado foi chamada e desvendou o mistério. Não havia explosivo na caixa, mas um ebó (material usado em "trabalho" de macumba).
O caso ocorreu por volta das 13h30 quando o ônibus parou num ponto da Avenida Antonio Carlos Magalhães, uma das mais movimentadas de Salvador, próximo a uma loja da MacDonald´s. Um sujeito levou-se do banco onde estava para saltar. Nesse momento foi alertado que havia esquecido o pacote que levava no banco. O homem se assustou e saiu do ônibus correndo, provocando pânico entre os outros passageiros que pensaram tratar-se de uma bomba e também deixaram o veículo aos empurrões.
Avisada do "problema", a polícia resolveu mandar uma equipe do COE para examinar o material. Isso foi feito com um aparelho portátil de raio x. O que se viu no interior do pacote foram charutos,  pó de pemba e outros materiais usados na elaboração de "despachos". O dono do pacote não foi identificado. Mas especulou-se que pode ter sido alguém que comprou o produto em uma das inúmeras casas de artigo de candomblé e umbanda existente na cidade ou algum entregador dessas casas  levando encomenda para um client