sábado, 9 de novembro de 2013

Identificação biométrica será usada em 37 cidades baianas nas eleições

 

 

O sistema utiliza as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, além da assinatura digital e foto com medidas da face, para evitar fraudes do processo
 
 
Divulgação/TRE

Foto: Divulgação/TRE

  

Cerca de 600 mil eleitores na Bahia, 6% do total no estado, escolherão seus representantes políticos com mais segurança a partir do ano que vem. Eles, que integram 15 zonas eleitorais espalhadas em 37 municípios baianos, vão utilizar a biometria nas eleições de 2014. O sistema utiliza as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, além da assinatura digital e foto com medidas da face, para evitar fraudes no processo.

A informação foi confirmada pelo diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), André Beserra, em entrevista ontem à rádio CBN, no programa Salvador 1ª Edição. Ele conta que a identificação biométrica foi implementada na Bahia em 2009, com os eleitores da 200ª Zona Eleitoral, sediada em Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador.
 
“O procedimento, que é feito através de uma ‘revisão do eleitorado’, já está sendo implementado em 35 cidades, faltando iniciar apenas em Alagoinhas e Itagibá. A nossa meta é concluir todas as regiões até março”, informa. Segundo Beserra, a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que todos os eleitores brasileiros estejam votando através da identificação biométrica até 2020.
 
Além do aumento de eleitores utilizando esse novo sistema, a eleição de 2014, que vai eleger presidente, governador, dois senadores, deputado estadual e federal, terá outra novidade no estado. “Estamos com um projeto piloto para transmitir remotamente os votos de todos os locais de votação de duas zonas eleitorais: 11ª e 15ª. Com isso, vamos acelerar a divulgação dos resultados”, revela o diretor-geral do TRE-BA.
 
Ele ainda conta outra possível mudança para o pleito do ano que vem: “Existem rumores que o voto em trânsito, para pessoas que estão fora do seu domicílio eleitoral, poderá ser feito também em municípios com mais de 200 mil habitantes. Na Bahia, Feira de Santana e Vitória da Conquista entram na lista, por exemplo”. Enquanto as diretrizes para as próximas eleições não são divulgadas, o TRE-BA está focado em convocar os eleitores para regularizar a situação junto ao órgão. As informações são do Correio.