terça-feira, 26 de novembro de 2013

Falta de água: População desacredita na Embasa e procura mídia local


 

 



                                                                                                                            Por  Clécia Azevedo


A problemática da falta de água, vem atingindo á várias famílias brasileiras, sobretudo as nordestinas. Em Santo Estevão, município localizado á 150 km de Salvador, capital baiana, a escassez de água não é mais novidade para a maioria das casas da zona urbana e nem tampouco da zona rural.

Desacreditados na EMBASA (Empresa Baiana de Água e Saneamento), a população começou a procurar ajuda dos veículos de comunicação local, visando encontrar   solução para o problema. “Minha rua tem dez dias sem água, as vezes temos que levantar de madrugada para encher as vasilhas e ter ao menos com o que cozinhar”, disse a dona de casa Fernanda Oliveira.

Além da dona de casa, o agricultor Miguel Pinheiro relatou que em uma das localidades rurais do município  já não tem água há quarenta e cinco dias, segundo ele, quem não tem água em casa não pode receber visita no Natal, pois até o banho está sendo difícil tomar.

Na rádio da cidade, já é comum ouvir queixas de falta d’água. Segundo a jornalista Nathy Senna, a localidade, que mais apresenta queixa sobre a escassez de água é a  Conga. “Além da Conga, quase todo o município procura a rádio para fazer reclamações, a questão Embasa e falta de água já se tornou unanimidade”, disse.

Assim como têm pessoas que sofrem com a ausência de água, outros ainda não tiveram a oportunidade de saber o que é á água sair de uma torneira. De acordo com o radialista Antônio Rocha, povoado como Capoeira do Ribeiro ainda não foi contemplado com o abastecimento de água. “ Constantemente pessoas da localidade procuram o programa Paraguassu Notícias para pedirem socorro e uma solução rápida para o problema”, contou.


Reclamações constantes

Várzea suja, Paulista, Boiadeira, Altamira, Caatinguinha, Encruzo, Lamarão, Pedra Redonda, Padra Branca, Paiaiá, Contendas, Km 50 , Km 51, são os lugares que mais reclama a falta de água.