quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mãe pode registrar filho independente do Pai

Foi aprovado no Senado uma lei  dando direito a mãe registrar o seu filho  logo após o nascimento,  sem  precisar da presença do pai. Entende o relator, que esta  lei vai facilitar para que não exista crianças sem   registro,  caso o pai venha a contestar um exame de DNA poderá resolver o problema. . A mãe que colocar o nome de um pessoa que não seja pai, será punida  com o crime de falsidade ideológica.
Caso não exista ninguém venha contestar, a lei  será enviada  direto para a sanção da presidente Dilma .
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, em caráter terminativo, projeto de lei de autoria do deputado Rubens Bueno (PPS-PR) que dá às mulheres o direito de registrar seus filhos no cartório, mesmo sem a presença do pai. O texto diz que as mulheres passam a ter igualdade de condições em relação ao registro de nascimento feito nos cartórios. Hoje, o registro é feito pelo homem e, na sua ausência, pela mulher, mas, neste caso, não pode ser emitida certidão indicando a paternidade. Se não houver recurso para votação em plenário, a proposta seguirá para sanção da presidente Dilma Rousseff.
Pelo texto aprovado no Senado, a mulher mesma pode indicar o nome do pai da criança, e o cartório é obrigado a incluir na certidão de nascimento. Atualmente, a mulher pode apenas indicar o nome do pai. A partir da indicação, o caso é remetido ao Ministério Público, que instaura processo em Vara de Família.