domingo, 22 de setembro de 2013

Chegou a Primavera

 

 

O Brasil e todo o hemisfério Sul entrou na primavera às 17h44 (horário de Brasília) deste domingo (22). A estação das flores marca o retorno gradativo da chuva na maior parte do País, com exceção do Nordeste, 
onde normalmente a chuva diminui.
De escritores a filósofos:  
 

Divulgação
Estação das flores começa no hemisfério sul

Neste ano, segundo a Climatempo, o Brasil deverá ficar em neutralidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña e o oceano Atlântico estará favorável ao aumento da chuva em todas as regiões.
O aumento da chuva na estação ocorre porque durante os meses de inverno, o vento predominante é de sul - trazendo o ar mais frio polar para os trópicos. No verão, o calor dos trópicos aquece regiões mais temperadas. Ao longo da Primavera ocorre a transição entre esses dois extremos. Com isso, o calor e a umidade amazônica “descem” pelo País e estimulam a formação de nuvens carregadas e a consequente formação de chuva.
"Nós já estamos vendo as condições de Primavera no Brasil central. Já está chovendo em regiões onde não chove normalmente no inverno. Isso é um indício que a primavera esse ano começou cedo, diferentemente do que aconteceu no ano passado", afirma o meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento.