segunda-feira, 15 de julho de 2013

Atos Centrais querem saber o que os jovens esperam da JMJ Rio2013


Depois de várias Jornadas Mundiais da Juventude na memória de milhões de pessoas e em meio a uma programação padrão, os jovens do Rio de Janeiro vivem o desafio de fazer uma JMJ diferente e marcante. Com esta preocupação, o Setor Juventude da Arquidiocese do Rio e a coordenação do Setor de Atos Centrais se reuniram ontem para iniciar o planejamento do "coração da JMJ", que são os eventos com a participação do Papa Bento XVI.
Segundo o diretor do Setor de Atos Centrais da JMJ Rio2013, padre Renato Martins, o processo entra em nova fase com entrada de Theréze Bellido na direção artística dos eventos. "Já passamos da etapa de providenciar paramentos, cálices, ambulas", explica. "Agora, queremos construir juntos o 'coração da JMJ' e dar a cara dos jovens. Há uma grande expectativa para a JMJ do Rio, porque os jovens do mundo inteiro estão esperando ver a alegria dos brasileiros". Theréze Bellido garante que trabalha ciente da responsabilidade de corresponder estas expectativas. "Queremos fazer um evento jovem, somar ideias e criarmos juntos".
No encontro, os líderes do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio destacaram a importância de uma forte acolhida aos peregrinos, marcando o carinho e o jeito brasileiro de "fazer festa". Para eles, deve haver uma programação antes, durante e depois dos Atos Centrais, que geralmente rendem longos períodos de espera pela participação do Sumo Pontífice.
Eles também apontaram a necessidade de evangelizar, propiciar um contato com o amor de Deus e mostrar uma juventude "santa, sarada que vive a castidade". Sugeriram várias possibilidades para transmitir esta mensagem: atividades lúdicas que envolvam todo o público, desde os que estão na extremidade, passando pelos que estão no meio da multidão, até os que estão perto do palco principal, além de distribuir vários telões, pequenos palcos, ações circenses (pernas de pau, malabares), esportivas (kitesurf, paraquedas), danças (como flashmob) e, quem sabe, um trio elétrico. Foram várias ideias apresentadas.
Os Atos Centrais são divididos em cinco eventos. A primeira grande cerimônia da JMJ Rio2013 é a acolhida dos jovens pelo arcebispo local, Dom Orani João Tempesta, no dia 23 de julho, terça-feira. É o único que não conta com a presença do Sumo Pontífice. No dia 25 de julho, quinta-feira, é celebrada a cerimônia de acolhida do Papa. No dia 26 de julho, sexta-feira, é realizada a Via-Sacra. Tudo na Praia de Copacabana.
Os eventos do final de semana acontecerão na Base Aérea de Santa Cruz. No dia 27 de julho, sábado, é a Vigília com o Papa, reunindo todos os peregrinos. No dia 28 de julho, domingo, será celebrada a Missa de Envio.