quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bases móveis de videomonitoramento vão combater o crack em seis municípios

 

 

Na Bahia serão instaladas três bases em Salvador, duas em Feira de Santana e uma nas cidades de Camaçari, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista.
 
 
Divulgação

Foto: Divulgação

  

A Polícia Militar da Bahia atuará em nove bases móveis de videomonitoramento para o enfrentamento do crack em seis municípios. A ação integra o programa do governo federal ‘Crack, é possível vencer!’, com ações estruturadas nos eixos: cuidado, autoridade e prevenção. A medida foi anunciada esta semana, em reunião no auditório do Quartel dos Aflitos, com a presença do comandante de Operações Policiais, coronel Nivaldo dos Anjos, e do coordenador do Policiamento Comunitário, tenente coronel Admar Fontes.

A iniciativa alcança municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes. Na Bahia serão instaladas três bases em Salvador, duas em Feira de Santana e uma nas cidades de Camaçari, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista.

Para o funcionamento das bases móveis serão disponibilizadas 180 câmeras; 9 viaturas; 18 motocicletas; 450 pistolas de condutividade elétrica e 1.350 espargidores (gás de pimenta). Além disso, cada base contará com um efetivo de 40 policiais militares com ações integradas aos agentes das polícia Civil e Técnica, e profissionais da Guarda Municipal e das secretarias de Saúde do Estado e Município e Secretaria de Desenvolvimento Social.

Com o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários, enfrentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas, profissionais das diversas áreas inseridos no processo serão capacitados com os cursos: Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária; Redes de Atenção e Cuidados; Abordagem Policial às Pessoas em Situação de Risco. O início das aulas está previsto para o dia 1º de julho deste ano.