quinta-feira, 9 de maio de 2013

Avenida Vasco da Gama ganha obras de artista plástico no canteiro central


 

 

Publicada em 08/05/2013 17:04:30
Foto: Max Haack
As Flores da Paz, de Ray Vianna
As Flores da Paz, de Ray Vianna
A cidade de Salvador acordou mais bonita na manhã desta quarta-feira (8). Uma escultura branca em forma de flores, feita pelas mãos do artista plástico Ray Vianna, foi “plantada” no canteiro central da Avenida Vasco da Gama.
A entrega simbólica, formalizada pela assinatura de um termo de doação, aconteceu nesta quarta-feira, às 9h, na Fundação Gregório de Mattos (FGM). São signatários do documento, além de Vianna, Fernando Guerreiro, presidente da FGM, e Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador.
A obra, que traz o formato das helicônias, foi entregue na data em que se comemora o Dia do Artista Plástico Brasileiro e faz parte do projeto Flores da Paz que, com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, visa evocar a união da população soteropolitana, levando uma mensagem pacífica através da arte.
Durante o encontro, Bellintani destacou a importância do gesto e confessou que imagina um projeto de concentração de esculturas, criando novos cartões-postais pela cidade. “Queremos trazer novos elementos estéticos, implicando, assim, em maior visibilidade e atração de visitantes para alguns locais-chave do nosso município, a exemplo da Barra e Rio Vermelho”, ressalta.
Fernando Guerreiro avalia a iniciativa: "As Flores da Paz fazem parte de um projeto maior, que é ocupar a cidade de Salvador com a arte e a cultura. Com desenho leve e integradas ao ambiente, as helicônias carregam uma simbologia importante, pois trazem paz e equilíbrio ao local onde foram ‘plantadas’. Nossa vontade é que elas sensibilizem a população de cada canto desta cidade para a missão de construir um cotidiano mais humano e mais justo".
“Ao doar estas peças, eu gostaria de interferir na paisagem urbana de forma sutil, promovendo um encontro com a beleza, a contemplação e a reflexão e, ao mesmo tempo, dialogando com os motoristas e pedestres que transitam pelos locais nos quais as flores serão ‘plantadas’”, resume Vianna. Helicônias é composta por três esculturas confeccionas em ferro e fibra de vidro, com pintura automotiva branca, medindo aproximadamente 5,8m x 6,50m.
Desde o final do ano passado, há obras do artista, instaladas na Praça Lord Cochrane, localizada na Avenida Garibaldi. As quatro Tulipas gigantes tiveram grande aceitação por parte da comunidade local.
O projeto Flores da Paz está engajado na campanha de revalorização de Salvador, na qual, Ray Vianna, como artista e cidadão, afirma sentir-se “corresponsável pela construção de uma cidade mais bela e digna, levando a arte a todos os lugares