sábado, 11 de maio de 2013

10 gestos para fazer sua mãe feliz

 
 
As preocupações diárias de uma mãe começam no café da manhã da família e só acabam quanto todos já estão dormindo – e há quem diga que até durante o sono os pensamentos dela estão com filhos e marido. Que tal retribuir toda essa dedicação no Dia das Mães, com pequenos gestos que vão alegrar o coração dela e criar momentos memoráveis?
Prepare um café da manhã especial para sua mãe e leve-o na cama. Foto: Thinkstock/Getty Images
1/10
Não é preciso gastar muito dinheiro e dá para fazer quase tudo em casa. “A simplicidade toca qualquer mãe. Sentir-se especial e amada é um presente e tanto”, afirma a consultora comportamental Ivna Muniz. A psicóloga e consultora em etiqueta Elizabete Côrtes complementa: “O carinho de lembrar do que ela mais gosta é maior do que o valor de qualquer presente.”
Além disso, fique atento para evitar deslizes. “Não é o momento para apresentar uma namorada nova nem para brigar com os irmãos ou lavar roupa suja de família. O dia é dela, deixe o resto para depois”, aconselha a consultora em etiqueta Célia Leão.
As especialistas dão dez dicas para que o Dia das Mães seja lindo. Mãos à obra!
Thinkstock/Getty Images
Encomende um buquê de flores para ser entregue na hora do almoço
Prepare um café da manhã especial e leve-o para ela na cama
Faça uma bandeja bem bonita, com suco, leite, docinhos e tudo mais que for do gosto de sua mãe. Não se esqueça de enfeitar com flores. Se o presente for pequeno, integre-o à decoração; caso seja grande, leve-o à parte para entregá-lo com a bandeja.

Prenda bilhetinhos e flores nas maçanetas pelas quais ela passará ao longo do dia

Isso é bem simples. Os bilhetinhos podem ser escritos em post-its ou em folhas de caderno, já que o mais importante é a mensagem de amor. As flores podem ser naturais ou artificiais, e devem ser amarradas com linha fina (de costura).
Abrace-a e diga “eu te amo” pelo menos uma vez ao longo do dia
Este é um presente que não custa nada e tem o maior valor. Por mais que as mães saibam que são amadas pelos filhos, ouvir isso é muito bom. Dê esse presente a ela.
Resgate álbuns de família para rever as fotos com ela
Toda mãe adora relembrar os momentos que passa com os filhos ao longo dos anos. No Dia das Mães, essa memória é ainda mais doce. Folheie álbuns de fotografias da família com ela e peça para sua mãe contar as histórias de cada ocasião. E, claro, participe acrescentando detalhes felizes de que se lembre.
Prepare um almoço especial
Pelo menos neste dia, sua mãe não deve se preocupar com o cardápio: vá para a frente do fogão e faça o prato preferido dela no almoço. Pode não ficar tão gostoso quanto a culinária da sua mãe, mas ela saboreará cada garfada com muita felicidade.


Coloque a música preferida dela para tocar
Quase sempre, a mãe submete-se ao gosto dos filhos quando o assunto é música pela casa. No Dia das Mães, separe o CD de que ela mais gosta e, sem avisá-la, coloque-o para tocar logo no começo do almoço. A surpresa deixará a música ainda melhor para os ouvidos dela.
Encomende um buquê de flores e peça para a entrega ser na hora do almoço
Por ela já terá ganho café da manhã, presente e almoço especial, dificilmente imaginará que ainda há alguma novidade por vir. Sua mãe ficará emocionada com mais esta surpresa.
Arrume a mesa e lave a louça
Não adianta fazer um almoço tão bonito e especial se for deixar a mesa e a pia da cozinha uma bagunça que sua mãe terá que arrumar depois. Acabada a refeição, deixe que ela vá para a sala descansar e cuide da limpeza de tudo. Ela merece!
Tire muitas fotos deste dia com ela
Os álbuns de fotografia da família podem - e devem - ser aumentados com imagens do Dia das Mães deste ano. Faça registros espontâneos e posados, com toda a família – e ela sempre no centro. Não se esqueça de entregar cópias das fotos o quanto antes para sua mãe.
Encerre o Dia das Mães vendo um filme escolhido por ela no cinema
Para sair da rotina, leve-a ao cinema e assista à produção que ela quiser, mesmo que, na sua opinião, haja filme melhor em cartaz. Ingressos, pipoca e doces são por conta dos filhos.