segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sucos de caixinha contribuem com aumento da obesidade infantil

 
 
Oferecer às crianças sucos de fruta de caixinha é mais recomendado que refrigerante, correto? Segundo um estudo publicado pela American Heart Association, os sucos de fruta em caixa e energéticos são tão prejudiciais à saúde quanto os refrigerantes, pois o excesso de açúcar presente nessas bebidas responde pelo aumento da taxa de obesidade e do risco de diabetes, doenças cardíacas e câncer em crianças e adolescentes.



Os pesquisadores utilizaram dados coletados no Global Burden of Diseases Study, de 2010, e conseguiram relacionar o consumo dessas bebidas a 133.000 mortes em decorrência de diabetes, 44.000 mortes por doenças cardiovasculares e 6.000 mortes por câncer, anualmente, ao redor do mundo. Com isso, ficou comprovado que o consumo de açúcar entre crianças e adolescentes atingiu um patamar 45% maior do que o aceitável.

Na Bahia, embora não existam dados epidemiológicos que comprovem esse crescimento, a prática clínica de diversos especialistas mostra que as crianças e adolescentes estão mais obesos e que doenças tidas como própria de pessoas mais velhas, como o diabetes tipo II e a síndrome metabólica, passa a ser acompanhada em faixas etárias cada vez mais jovens. 

A pediatra Carla Sartore, do HapVida, conseguiu estabelecer um parâmetro em seu consultório. “De cada 10 crianças que atendo, seis estão acima do peso”, afirma. A pediatra diz que a falta de tempo e a falsa sensação de que estão oferecendo uma alimentação melhor faz com que muitos pais optem pelos sucos de caixinha, sem perceberem o perigo que se esconde na oferta da bebida. “O apelo da indústria alimentícia é muito grande e a falta de informação terminam contribuindo para a escolha desse consumo”, explica a pediatra.

Com uma postura parecida, a nutricionista especializada em saúde materno infantil, Lília Michele lembra que além do excesso de açúcar, os sucos industrializados ainda possuem muitos aditivos e corantes, que terminam provocando alergias e inflamações.

“As crianças privadas do consumo de frutas e sucos naturais podem apresentar deficiência de nutrientes, como as vitaminas C e A, e de minerais como o zinco e ferro”, explica a nutricionista, ressaltando que essas carências impactam no desenvolvimento físico e mental dos pequenos.

Para Lília, o ideal seria transformar as frutas em polpa ou em suco, e congelar para usar sempre que necessário. Para quem não tem tempo, a saída é buscar aqueles sucos de caixinha que são orgânicos, livres de aditivos e corantes, ou buscar os sucos de garrafas que são 100% fruta. “Quem não puder gastar tempo preparando suco natural, precisa estar disposto a investir tempo lendo os rótulos”, diz.