sexta-feira, 12 de abril de 2013

Presos tiram fotos jogando videogame, fumando maconha e postam no Facebook

 
 
  • Reprodução
    Presos postam foto no Facebook que foram tiradas dentro de penitenciária em Cuiabá
    Presos postam foto no Facebook que foram tiradas dentro de penitenciária em Cuiabá
Fotos de presos se divertindo na internet e em videogames, além estarem fumando cigarros, que aparentemente são de maconha, foram postadas em redes sociais, como o Facebook. A descoberta ocorreu na tarde desta quinta-feira (11), quando um agente penitenciário acessou o site de relacionamento e viu a festa dentro de uma das celas da Penitenciária Central do Estado, no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá.
Segundo o Sistema de Administração de Penitenciárias do Estado, possivelmente as fotos foram postadas a partir de telefones celulares, pois os equipamentos são mais fáceis de serem introduzidos dentro dos presídios.
Um dos presos que aparece com o perfil atualizado no Facebook cumpre pena de 16 anos por duplo homicídio ocorrido no parque Cuiabá, em 2009. A informação foi confirmada pela Sejudh (Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos), na tarde desta sexta-feira (12). Os acusados estão sendo identificados.
A secretaria informou que tomou providências para intensificar procedimentos de revista e identificar todos os presidiários que postaram imagens na internet e também aqueles que estão com equipamentos proibidos de entrarem nas celas, tais como videogames. O grupo já teve equipamentos apreendidos.
A Sejudh afirmou que estão em andamento estudos para licitação de tecnologia  de bloqueio do sinal de celulares nos principais presídios do Estado. Também está prevista a colocação de cães farejadores para identificar drogas e celulares.
Em 2012, policiais em revistas às celas da Penitenciária Central do Estado  apreenderam 443 aparelhos celulares.