terça-feira, 16 de abril de 2013

'Cidadão mineiro', Lula é presenteado com camisas dos três clubes de Belo Horizonte

'

 


 

 

 

16/04/2013 01:42
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Lula foi presenteado com camisas dos clubes de BH após receber título de cidadão mineiro


Ladeado por diversas autoridades, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira, o título de cidadão honorário de Minas Gerais. A ideia da homenagem partiu do deputado federal Rogério Corrêa (PT) e a cerimônia aconteceu no prédio da Assembleia Legislativa do Estado, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. A solenidade contou com a presença de 650 pessoas. Após a entrega da placa simbólica, Lula foi presenteado pelos parlamentares com camisas oficiais de Cruzeiro, Atlético e América. Na imagem, ele segura o manto verde e preto do Coelho.

Agência Brasil
Lula jogou futebol com a camisa do América
Após receber o título de cidadão honorário, o ex-presidente disse que se sente em casa quando vem a Minas Gerais. "Digo a vocês com toda a sinceridade que mesmo antes de receber esse título tão importante eu já me sentia em casa em Minas, já me sentia em família. Eu já me sentia mineiro de alma e coração", afirmou Lula, em discurso oficial no plenário da Assembleia Legislativa.

Convidados para a solenidade na Assembleia Legislativa, o governador Antônio Anastasia (PSDB), o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), e o presidente da Câmara dos Vereadores, Léo Burguês (PSDB), não compareceram. Eles foram representados, respectivamente, pelo secretário estadual de desenvolvimento regional e política urbana, Olavo Bilac Pinto (PR), o vice-prefeito Délio Malheiros (PV) e o vereador Juninho Paim (PT).

Lula, de 67 anos, é um torcedor apaixonado pelo Corinthians. Na época em que ainda era presidente da República, ele deu uma declaração que evidenciou suas preferências por Cruzeiro, em Minas Gerais, e Vasco, no Rio de Janeiro. Isso ocorreu em 2004, segundo ano do seu primeiro mandato como chefe do Poder Executivo. Um fato curioso, no entanto, é que o petista disputou uma partida de futebol com integrantes do governo no Palácio da Alvorada, em 2003, vestindo uma camisa do América (foto acima). O presente foi enviado por integrantes da diretoria do Coelho.

No dia 29 de outubro de 2011, Lula foi diagnosticado com câncer na laringe. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tumor que afetou o ex-presidente durante quase um ano e meio representa 25% dos que acometem a região da cabeça e 2% de todas as doenças malignas. Após tratamento intensivo, o boletim médico do hospital Sírio-Libanês divulgou, em 28 de março de 2013, que os exames mostraram a "ausência de tumor visível" na laringe do petista. Desde então, o ex-mandatário passa por avaliações clínicas para acompanhar a cura completa da enfermidade.