segunda-feira, 22 de abril de 2013

Baianos terão nova redução na conta de luz a partir desta segunda (22)


A partir de segunda-feira (22), os baianos terão uma nova redução nas contas de energia. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores residenciais, considerados de baixa tensão, terão uma redução nas contas de 9,9%. a subclasse de consumidores residenciais, que inclui a baixa renda, terá uma diminuição maior, de 10,53%. No caso dos consumidores de médio e grande porte, a redução será de 4,03%. A redução média em todo o estado será de 7,92%.
A medida acontece depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na terça-feira (16), os reajustes nas contas de luz após o 3º Ciclo de Revisão Tarifária, realizada a cada quatro ou cinco anos. Segundo a Coelba, concessionária que administra o serviço no estado, a redução para o consumidor residencial comum, de 9,9%, equivale a cerca de 99% do estado. A concesisonária atende a cinco milhões de unidades consumidoras em 415 municípios baianos.
 
De acordo com a Coelba, para se definir as novas tarifas energéticas, são considerados fatores como custos com encargos (equivalente a cerca de 33% da conta), despesas com transmissão (36,6%) e custos de operação e administração dos serviços (30,6%). A Aneel não informou quais fatores tiveram as diminuições que acarretaram na redução da conta final para o consumidor.
 
Segunda redução
 
Esta é a segunda redução da tarifa de energia na Bahia neste ano. Em janeiro, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.783/2012, que gerou uma redução nas contas no país, que na Bahia chegou a 18,96% para as residências e 22,56% nas indústrias. Segundo a Coelba, somadas as duas reduções, a conta do consumidor final poderá chegar a menos 27,5% para as residências e 25,7% nas indústrias.
 
As informações são do G1 Bahia.