sábado, 23 de março de 2013

Papa Francisco e Bento XVI se encontram em Castel Gandolfo

Cena foi história para a Igreja Católica.
Bento XVI foi pessoalmente receber Francisco.



O Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI se reuniram hoje na residência de verão de Castel Gandolfo. O mundo esperava com ansiedade por esta imagem, uma cena história para  Igreja Católica.
Bento XVI foi pessoalmente ao heliporto da Villa Pontifica de Castel Gandolfo receber Francisco. O Papa em atividade desceu do helicóptero e foi ao encontro do Papa Emérito para um abraço afetuoso.
Os dois estavam vestidos de branco, um com a mantilha, outro com um casaco esportivo. Eles entraram na capela do palácio de verão.
Bento XVI quis deixar para Francisco o lugar de honra da capela, mas o Papa argentino pediu que os dois se ajoelhassem, no mesmo banco, para rezar. “Somos irmãos”, disse Francisco, que trouxe de presente um ícone de Nossa Senhora da Humildade, “porque Bento XVI nos ensinou a humildade e a ternura”, disse o novo Papa.
Do lado de fora, muitos fiéis esperavam para ver os dois papas na sacada do palácio, mas eles não saíram. Ficaram 45 minutos em uma reunião fechada e depois almoçaram.
O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, comentou que o encontro histórico mostra que os dois pontífices estão unidos espiritualmente e que poderão passar serenidade aos católicos e a toda humanidade.
Foram os dois papas que autorizaram a divulgação das imagens. Contudo, o conteúdo da conversa entre eles ficará secreto. É muito provável que Francisco e Bento XVI tenham abordado as reformas na Cúria, o caso Vatileaks e os principais desafios da Igreja.