quinta-feira, 14 de março de 2013

Pão de cenoura é fácil de ser feito e saudável para incrementar refeições


Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo para acompanhar as refeições do dia, o pão de cenoura é sempre uma ótima opção. Fácil de fazer e saudável, a receita – criada pelos sites  de receitas Comida do Dia e Culinarístico - tem alguns truques para garantir que os ingredientes utilizados não percam suas propriedades.
A primeira dica é saber escolher os ingredientes, que devem estar sempre frescos e no prazo de validade. Depois, vem o truque. Para assar a massa do pão, escolha formas de cerâmica atóxicas, pois elas não liberam metais pesados durante o preparo do alimento, evitando assim sua contaminação.
Na hora de cortar o pão, mais um segredo. Aposte também em facas de cerâmicas, pois além de garantir um corte preciso e reto, elas são 100% atóxicas, não contaminando o alimento e evitando possíveis reações alérgicas aos consumidores.
Ingredientes:
-- 2 cenouras médias
-- 2 ovos
-- 1 xícara de leite morno
-- 1 tablete de fermento para pão
-- 3 colheres de sopa de açúcar
-- 1 colher de sopa de sal
-- 1 colher de manteiga com sal
-- 5 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
-- 1 gema
-- 1 colher de água
Modo de preparo:
Rale as cenouras e reserve. Em um recipiente limpo coloque os ovos, o sal, o açúcar, o leite, a manteiga e o fermento, misture bem com uma colher. Acrescente a cenoura e misture novamente. Coloque a farinha aos poucos até que a massa esteja em ponto de sovar.
Sove ligeiramente o pão, coloque em uma travessa, tampe com filme plástico e deixe descansar dentro do forno desligado até que a massa dobre de tamanho. Retire a massa da travessa e divida em duas partes.
Modele os pães, divida nas formas de cerâmica previamente untadas e enfarinhadas e deixe crescer novamente até que dobre de tamanho.
Depois que o pão tiver crescido, misture a gema com a água e pincele sobre o pão. Leve ao forno pré-aquecido em 200° por aproximadamente 40 minutos.
Aguarde uns 5 minutos e desenforme o pão. Para que ele fique mais macio, depois que for desenformado, coloque em cima de um pano de prato e coloque mais dois panos em cima dele, isso vai fazer com que o pão fique fofinho e que a casca não fique dura.