segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Saiba quais são os alimentos falsos amigos da dieta postado em


 

 



barrinha de cereal
Apesar de controlar a fome, a maioria das barrinhas de cereais contêm açucar e gordura
hidrogenada, o que aumenta o seu potencial calórico
Foto: SXC 
Você decidiu emagrecer e para colaborar com a perda de peso, elegeu as barrinhas de cereais, as torradas e o queijo branco como seus melhores aliados? Cuidado, pois apesar de serem pouco calóricos, se consumidos em excesso, estes alimentos podem levar a sua dieta por água abaixo.
De acordo com Anna Bordini, médica com prática ortomolecular da Clínica Bertolini, alguns alimentos são considerados “falsos” amigos da dieta, já que, apesar de parecerem inofensivos, eles, muitas vezes, são os responsáveis pela pessoa não obter os resultados desejados. “Barras de cereais ou biscoitos cream cracker são muito consumidos durante uma dieta, porém podem conter sódio e gordura em excesso, o que irá prejudicar o resultado obtido pelo indivíduo ao final do processo”, explica.
Para a especialista, é preciso observar cuidadosamente os rótulos de cada alimento a fim de evitar cair na falsa promessa de que algo não engorda, como acontece com o queijo branco e com os refrigerantes zero: “Algumas marcas de queijo variam os valores de gorduras e calorias, podendo acarretar alterações nos valores calóricos da dieta. Já os refrigerantes na versão zero, possuem sódio em excesso, que pode interferir na pressão arterial e ser responsável pelos inchaços no corpo”.   

Falsos amigos da dieta

Biscoito de água e sal
Com aparência leve e seca, muitas pessoas o incluem na dieta acreditando que são levinhos. Mas, essas versões feitas de farinha branca refinada tem alto valor calórico, sem vitaminas e minerais. “Quatro unidades refere-se à mesma quantidade calórica de um pão francês. A melhor alternativa é substituir a bolacha por torradas integrais, que aumentam a saciedade”, aconselha a Dra. Anna.

Barras de cereais
Ricas em fibras ajudam a controlar a fome e a regular o trânsito intestinal. Porém, fique atenta, já que muitas contêm mel, açúcar refinado, cobertura de chocolate e gordura hidrogenada. Ao invés das barras de cereais, prefira frutas desidratadas como uvas-passas, damasco ou ameixas secas.

Queijo Branco
Por conter menos gordura que os queijos amarelos, o queijo branco é sempre consumido durante as dietas. “O ideal é consumi-lo em quantidade moderada, apostando em versões lights, pois algumas marcas variam os valores de gorduras e calorias podendo alterar os valores calóricos da dieta”, explica a médica.

Frutas
Fontes de vitamina C, as frutas são indispensáveis em uma dieta, mas é preciso consumir diferentes frutas para conseguir obter benefícios nutritivos. "Evite o abacate e o açaí, pois ambos apresentam alto índice calórico", recomenda a especialista.

Creme de leite light
O creme de leite light conta com menos gordura, porém com mais sódio. Se você deseja perder peso e evitar o inchaço, substitua-o por um iogurte natural desnatado, que é pobre em gorduras.

Sucos industrializados
Evite consumi-los em excesso, pois contêm muito sódio, além de perder as fibras, vitaminas e substâncias antioxidantes da fruta. “Para conseguir o resultado desejado, é necessário ingerir alimentos não industrializados, como cereais, sementes, frutas e verduras. Apostar em alguns alimentos certos pode ajudar a emagrecer de forma saudável”, finaliza a médica.


 
 
Molhos para salada
Mesmo as versões light dos molhos para salada são ricas em calorias e, geralmente, possuem 50% a mais de sódio que o tradicional. Por isso, troque-o por temperos naturais.

Margarina
Se você deseja realmente perder peso é melhor evitá-la, pois a margarina contém grande quantidade de gordura hidrogenada e componentes químicos nocivos à saúde. 

Carnes
Há quem opte pelo peito de frango, pois ele possui menos gordura que outras partes como coxa ou sobrecoxa. Já as carnes vermelhas têm alto teor de gordura. “O indicado é manter uma refeição balanceada com peixe e carne branca que são 20% menos calóricas que a carne vermelha”, acrescenta Anna Bordini.