segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dieta vegetariana pode representar menor risco de doença cardíaca








Cientistas dizem que alimentação variada e equilibrada é determinante para saúde do coração
Cientistas dizem que alimentação variada e equilibrada é determinante para saúde do coração
Deixar de lado carnes e peixes em favor de uma dieta vegetariana pode ter um efeito positivo na saúde do coração, sugere um estudo recente. A pesquisa, que avaliou 44,5 mil pessoas na Inglaterra e na Escócia, indica que os vegetarianos têm 32% menos probabilidade de morrer ou necessitar de tratamento hospitalar em decorrência de doenças cardíacas.
Acredita-se que as diferenças em níveis de colesterol, pressão arterial e peso estejam por trás dos benefícios à saúde. As conclusões do estudo foram publicadas no American Journal of Clinical Nutrition. Doenças cardíacas são um grande problema em países ocidentais. Somente na Grã-Bretanha onde o estudo foi feito esses males matam 94 mil pessoas por ano, mais do que qualquer outra doença. Outras 2,6 milhões de pessoas têm problemas cardíacos.
O bloqueio, por gordura, das artérias que conduzem sangue ao coração pode causar angina ou até levar a um ataque cardíaco.
Dieta equilibrada
Cientistas da Universidade de Oxford analisaram dados de 15,1 mil vegetarianos e 29,4 mil pessoas que consumiam carnes e peixes. Ao longo de 11 anos, 169 participantes do estudo morreram e 1.066 precisaram de tratamento hospitalar devido a doenças cardíacas e a probabilidade foi maior entre os consumidores de carnes e peixes do que entre os vegetarianos.
- A principal mensagem é de que a dieta é um importante fator determinante da saúde do coração – diz a médica Francesca Crowe, uma das autoras do estudo. Ela ressalta, porém, que não está “defendendo que todos adotem uma dieta vegetariana”. Uma das questões-chave é reduzir o consumo de gorduras.
- Os vegetarianos provavelmente apresentam baixo consumo de gordura saturada, então faz sentido que tenham um risco menor de doenças cardíacas – afirma. Os resultados indicam que vegetarianos têm níveis de “mau” colesterol e pressão arterial mais baixos e também têm maior probabilidade de ter um peso saudável.
- Essa pesquisa nos faz lembrar que devemos buscar uma dieta variada e equilibrada, inclua ou não carne – diz Tracy Parker, da British Heart Foundation. “Mas é importante ressaltar que ser vegetariano não é um atalho para um coração saudável. Afinal de contas, ainda há muitos pratos vegetarianos com altos níveis de gordura saturada e sal”, afirma Parker.
E outra recomendação: “Se você está pensando em mudar para uma dieta vegetariana, planeje suas refeições com cuidado, para substituir vitaminas ou minerais (presentes na carne), como ferro”, observa.