quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dia Mundial do Rádio



No dia 13 de fevereiro de 2013 celebramos o Dia Mundial do Rádio. É um dia para celebrar o rádio como meio de comunicação, para melhorar a cooperação internacional entre os organismos de radiodifusão, incitar as principais redes e rádios comunitárias a promoverem o acesso à informação e à liberdade de expressão por meio das ondas radiofônicas.



O Dia Mundial da Rádio é uma festa jovem, que foi constituída pela UNESCO apenas em 2011. A data não é casual: é nomeadamente naquele dia, em 1946, que começou a transmitir a Rádio das Nações Unidas.

Em sua mensagem alusiva ao Dia Mundial da Rádio, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, destacou que “a rádio entretém, educa e informa. Ela promove a expressão democrática e influência ideias. Em situações de conflito e tempos de crise, a rádio é uma tábua de salvação para as comunidades vulneráveis”.

A rádio é ouvida quase por 95% dos habitantes da Terra, atualmente. No Brasil, o rádio está presente em 88% dos lares brasileiros e tem 9, 4 mil emissoras em funcionamento, segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

O número de aparelhos de rádio convencionais passa de 200 milhões no Brasil, além de 23,9 milhões de receptores em automóveis e do acesso por aparelhos celulares, que somam cerca de 90 milhões. Isso sem falar no acesso às emissoras pela internet, por meio de computadores e smartphones. Aproximadamente 80% das emissoras do País já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores, fazendo parte da cultura dos Brasileiros.

O rádio foi introduzido no país pelo Padre Roberto Landell de Moura, através de experimentos com ondas eletromagnéticas. E um bate-papo será feito pela EBC, a partir das 15 horas, sobre o tema, em seu site. Com informações da UNESCO 

Por que não lembrar de Joel Magno, Dilton Coutinho, Jair Cezarinho, Douglas Magalhães, Jota Evangelista,Paulino Cerqueira, Tonny Carneiro, Pedro Justino, ,,,,Rogério santana. Geu Santos.
Lembro-me também de Nathy Senna, Ivanildo  Conceição.Jr.Leal. Leo Moura.
também não posso esquecer de Hélio Rios e Clecia Rocha
Por que também não lembrar de Carlos Alberto, Edson Oliveira, Paulo Bibiano, 

Estas pessoas ajudam a fazer a história do rádio. ajudam a construir a história.
Parabéns....