quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

D. Itamar e a renuncia de Bento XVI

 

 


 


A notícia da renúncia do Papa Bento XVI surpreendeu o mundo, mas alguns líderes religiosos não se espantaram com a declaração dele. Para o arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, não é comum um papa renunciar, uma vez que a última renúncia aconteceu cerca de 600 anos, porém Bento XVI demonstrava que renunciaria.

“Todos os outros papas governaram a igreja católica até a morte, mas a renúncia dele não foi propriamente uma surpresa porque em diversas entrevistas ele deixou entender que poderia renunciar”, disse o arcebispo.

Dom Itamar lembrou que alguns dias, durante uma entrevista a um jornalista da Alemanha, Bento XVI foi questionando sobre a possibilidade de renunciar e ele disse que se um papa percebe que não tem condições e que a saúde dele é fraca, “ele não pode renunciar, como deve”.

“Há poucos dias o arcebispo do Rio de Janeiro teve uma audiência com o papa para oficializar o convite de participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Brasil, de 23 a 28 de julho, e Bento XVI disse que o papa vai estar no Rio de Janeiro. Ou ele ou outro”, informou.

Após as 8h do dia 28 de fevereiro, quando o papa deixar o cargo, o chefe dos cardeais assume o lugar até a escolha do novo pontífice, através da conclave. Conclave significa “Com chaves”, trata-se de uma assembleia com cardeais de diversas nacionalidades que escolhem, a portas fechadas, o novo papa. O encontro deve acontecer em até 20 dias após a saída de Bento XVI.

Segundo Dom Itamar cerca de 118 cardeais com menos de 80 anos, devem participar da assembleia que vai eleger um deles como o novo papa.

do Brasil são cinco: dom Raymundo Damasceno, atual arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); bispo Nicioli, dom Cláudio Hummes, 78 anos, arcebispo emérito de São Paulo; Odilo Scherer, de 63 anos, atual cardeal arcebispo de São Paulo;  dom João Braz de Aviz, de  66 anos, que mora em Roma e é prefeito das congregações dos religiosos em Roma, e dom Geraldo Majella Agnelo, 79 anos, atual arcebispo emérito de Salvador.

Sobre Dom Geraldo, Dom Itamar disse em entrevista ao Acorda Cidade que apesar das inúmeras qualidades, ele pode ter votos, mas não deve ser eleito. o arcebispo explica que Dom Geraldo não está bem de saúde e que completou 79 anos de idade, o que pode limitar suas condições de governar mais de cinco mil arquidioceses no mundo.

“Dom Geraldo é muito bem preparado, mas não tem condições físicas de governar”, disse dom Itamar informando também que depois que deixar o cargo, Bento XVI vai se dedicar aos estudos, orações e aos seus livros