quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sem recursos, Ilhéus cancela carnaval deste ano


 

 



Depois de anunciar uma série de medidas para reduzir gastos da Prefeitura de Ilhéus (município distante 456 Km de Salvador), no Sul da Bahia, o prefeito Jabes Ribeiro (PP) anunciou que a cidade não terá festa de carnaval oficial este ano. A decisão foi tomada depois de uma série de encontros entre prefeitura e representantes do governo do Estado desde que Ribeiro assumiu o cargo, há duas semanas. O governo prometeu ajudar, disponibilizando policiais e algumas atrações.
"Foram oferecidos dois trios elétricos e quatro bandas de médio porte", conta o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, dizendo que, mesmo assim, não haveria condições de a administração pública realizar o evento: "A festa será realizada apenas nos bairros, pelas próprias comunidades". Para compensar, Ribeiro anunciou que a prefeitura vai se esforçar para realizar uma grande festa na Semana Santa. "Estamos negociando com a Secretaria de Turismo do Estado para fazer esse evento", afirma.
O anúncio de cancelamento do carnaval integra um conjunto de medidas para tentar sanar o que Ribeiro chama de "dívidas milionárias" deixadas pela administração anterior. Segundo o prefeito, o montante chega a R$ 5,4 milhões. No pacote, foram incluídos, por exemplo, a exoneração de 79 servidores concursados e contratados nos últimos meses do ano passado e a demissão de 674 funcionários terceirizados e comissionados.
Ilhéus é a segunda grande cidade baiana a tornar oficial o cancelamento do carnaval. Ainda em dezembro, Barreiras, centro regional do oeste baiano, também havia desistido de organizar o evento por causa de problemas na infraestrutura de trânsito e nos serviços públicos, como coleta de lixo.