domingo, 23 de dezembro de 2012

Vitória ultrapassa o Bahia em novo ranking de clubes da CBF

 

 

Pelo ranking da CBF, o Vitória termina o ano de 2012 na frente do Bahia. Os novos critérios levam em conta os torneios nacionais dos últimos cinco anos, descartando as conquistas do passado. Antes, a soma de pontos era feita de acordo com os números dos clubes desde 1959. Nesta sexta-feira (21), a entidade confirmou o novo Ranking Nacional de Clubes com o campeão brasileiro Fluminense na liderança.

Apesar de levar em consideração os últimos cinco anos, a lista dá peso diferente a cada temporada. A pontuação do ano mais recente é multiplicada por cinco, a seguinte por quatro, até a do ano mais antigo, que tem peso um. Com mais participações do que o rival tricolor na Série A nos últimos cinco anos (2008, 2009 e 2010) e boas participações na Copa do Brasil, o Rubro-negro acumulou mais pontos e ocupa o 15º lugar no ranking, com 9.900 pontos. Já o Esquadrão é o 17º, com 9.282. O Bahia ainda fica atrás do Goiás (16º), que tem 9.896. Assim como o Vitória, o Esmeraldino voltou à elite do brasileiro este ano.

O melhor time baiano depois da dupla BaVi aparece apenas na 86ª posição: é o Bahia de Feira, que participou das últimas duas edições da Série D e tem 720 pontos. O Vitória da Conquista é o 98º, com 565 pontos. O Ranking serve para determinar vagas na Copa do Brasil. Os dez primeiros se garantem no torneio caso não consigam através dos estaduais