terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Prefeito de Santo Amaro decreta luto de 3 dias pela morte de Dona Canô


 

 

Do G1 BA, em Santo Amaro da Purificação
Comente agora
dona canô (Foto: Reprodução/TV Bahia)Dona Canô em sua casa em Santo Amaro
da Purificação (Foto: Reprodução/TV Bahia)
A assessoria do prefeito de Santo Amaro da Purificação, Ricardo Machado, decretou luto oficial de três dias pela morte da matriarca da família Veloso, Dona Canô, que faleceu na manhã desta terça-feira (25).
"Ela era sinônimo de alegria e festividade. Uma pessoa iluminada que sem sobra de dúvidas deixará uma grande lacuna no coração dos santoamarenses, baianos e brasileiros", afirmou o prefeito.
Claudionor Viana Teles Veloso, mais conhecida como Dona Canô, morreu aos 105 anos. Ela passou a noite de Natal em casa, com os filhos, entre eles Caetano Veloso e Maria Bethânia.
"Fica a lição de amor, de guerreira, uma mãe exemplar. Fica a saudade e a certeza que ela está em um lugar bom. Isso também nos dá um conforto. Bacana ter sido em um dia de Natal, isso é lindo", disse o filho Rodrigo. Ainda segundo ele, na segunda-feira (24), os médicos avisaram que os batimentos cardíacos dela estavam fracos.
Segundo a família, o velório será realizado até as 18h desta terça-feira, em casa, com acesso apenas dos parentes. Depois disso, o corpo de Dona Canô será levado para o Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, onde os moradores poderão se despedir da matriarca. O sepultamento está marcado para 10h de quarta-feira (26), no cemitério de Santo Amaro. Antes, a família vai realizar uma missa de corpo presente na Matriz da Purificação.
O governador da Bahia, Jaques Wagner, informou por meio de nota que irá ao velório na noite desta terça-feira, em Santo Amaro. ”Em meu nome e de todos os baianos, presto solidariedade à família desta grande mulher, que representou o que a Bahia tem de melhor, um símbolo de força, doçura e coragem”, disse. Wagner marcou coletiva de imprensa sobre o assunto às 14h30 desta terça-feira, no Palácio de Ondina.