quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O MUNDO VAI ACABAR ?


s 
 
 

 
Pululam profecias relativas a catástrofes e flagelos que devem assolar o mundo nos próximos dias. Essas previsões apavoram a quem lhe dá crédito. A multiplicidade das mesmas parece ser a expressão de certo desânimo da sociedade contemporânea, que não encontra, nos recursos convencionais, a solução para os problemas que a afligem.
NA IDADE Média, quando o mundo deixou o ano de 999 e entrou para o ano 1000, houve muita especulação sobre as possibilidades do fim do mundo. Nada aconteceu. Nos últimos  milênios, em mais de quinhentas oportunidades foi previsto o fim. Na virada do último milênio muitos tinham certeza de que “mil e não mais mil”, interpretando um vago versículo do Apocalipse.
NOS ÚLTIMOS meses,  uma pergunta deixa muitos assustados: o mundo vai acabar em 12.12.12? Alguns usando o nome de Deus ousam dizer que sim e inclusive que, Ele teria revelado que 2012 será marcado por grandes catástrofes e que se procederá o fim. O que diria Jesus a essas pessoas? “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ’Sou eu!’. E ainda: ‘O tempo está próximo!’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerra e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”
NÃO COMPETE a nós, dizer quando será o fim. Se Deus não quis revelar por Jesus, Ele iria revelar às pessoas? Será que somos mais dignos dessa revelação do que o próprio Cristo? A coisa é tão absurda que até os povos Maia, que acreditavam nisso, já desmentiram, dizendo terem errado a contagem. Todas as “profecias” que falam do Fim do Mundo contribuem para desacreditar o Cristianismo e espalhar a Teologia do Terror.
O FIM ACONTECE todos os dias. Para milhares de pessoas, hoje será o último dia. E essa data é muito mais importante que o Fim do Mundo. O tempo é um presente de Deus, cuja duração desconhecemos. Deus promete sempre e a todos o perdão, mas não garante a ninguém o dia de amanhã.
O FIM DOS TEMPOS não depende da nossa contagem. O fim pode acontecer porque estamos construindo armas de destruição em massa, mas Deus não se limita à contagem humana para dizer em que dia, hora e local tudo começará. Desde já Feliz 2013 para todos aqueles que acreditam que o mundo será melhor se assim nós o fizermos.

+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
di.vianfs@ig.com.br