segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O café da manhã é a refeição mais importante do dia e ajuda a emagrecer: saiba como

Reprodução

Foto: Reprodução



 
Você acorda com pressa para trabalhar, belisca qualquer coisa ou até sai de casa em jejum? Deixar de tomar café da manhã é um péssimo hábito, alertam especialistas. O desjejum é a refeição mais importante do dia.
 
Quando acordamos, a taxa de glicose está baixa e, se não comermos logo, tende a diminuir. As consequências são mau humor, cansaço, dificuldade de concentração, sonolência e até desmaioalerta a nutricionista Liliam Francisco.
 
Era o caso da economista Lívia Hollanda, de 30 anos. Antes de descobrir a gravidez, um mês, ela nunca tomava café da manhã.
 
— Para dormir mais, saía de casa em jejum. Sentia muito sono e, se me dava fome, comia um biscoitinho até o almoçoconta Lívia, que está mudando os hábitos.
 
Para gestantes e mulheres na menopausa é importante fazer a refeição, pois é a mais rica em cálcio. para as demais, um dia que começa com boa alimentação pode ajudar a emagrecer. Aconteceu com a estudante Luisa Teixeira, de 20 anos:
 
Ao regrar a minha alimentação, perdi 4kg. Hoje não como mais besteira.
 
A ESPECIALISTA
 
“A maior desculpa de quem não toma café da manhã de forma adequada é a falta de tempo. Mas é possível planejar o desjejum ideal — que deve conter proteínas e cálcio, presentes no leite, iogurte e queijo; alimentos integrais como pães, biscoitos e torradas ricos em fibras e que aumentam a sensação de saciedade; fibras presentes na linhaça, aveia ou granola; e frutas ou sucossem precisar acordar muito mais cedo”, diz Liliam Francisco, a nutricionista: “São duas opções para os apressados ou preguiçosos: deixar planejado, na noite anterior, o que vai comer no dia seguinte, ou incluir na lista de mercado alimentos prontos, como um pacote de torradas, uma garrafa de iogurte, leite de soja ou leite fermentado, requeijão ou queijo processado, além de geleia de frutas.
Tudo básico, prático e que não estraga rápido se conservado na geladeira”.
 
CARDÁPIO SUGERIDO
 
Segunda-feira
200ml de leite desnatado batido com uma fruta e duas torradas integrais com uma colher de margarina light.
 
Terça-Feira
Um pote de iogurte light, salada de frutas e duas colheres de sopa de granola light.
 
Quarta-feira
Café com adoçante, duas fatias de pão de forma light, uma colher de sopa de requeijão light e uma fatia de peito de peru.
 
Quinta-feira
Um pote de iogurte desnatado com fruta picada, oito biscoitos light de água e sal, uma colher de sopa de pasta de soja.
 
Sexta-feira
Chá de hortelã com adoçante, quatro torradas light, uma fatia de queijo minas e duas de peito de peru.
 
Sábado
200ml de leite desnatado com uma colher de sopa de achocolatado light, três biscoitos de maisena e um queijo processado light.
 
Domingo
Café com adoçante, um pão francês e uma colher de sopa de ricota.
 
 
As informações são do Extra.