sábado, 17 de novembro de 2012

Mudança de hábito contra o diabetes e por futuro melhor


 

 

Esta semana, no dia 14, aconteceu o Dia Mundial contra o Diabetes e a Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC organizou diferentes atividades sem diversas cidades do país.  É uma mobilização necessária para contribuir com a conscientização sobre a doença que é o terceiro principal fator de risco para problemas cardiovasculares, tais como os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e o infarto. Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados no dia 13, terça-feira, 54 mil brasileiros morreram em 2010 em função do diabetes. Foi quatro vezes mais do a Aids (12 mil pessoas),  e mais do que o trânsito (42 mil).
Esses números, de acordo com as informações do ministério, ainda se elevam quando a doença é associada a outras às quais contribui, como as cardiovasculares e o câncer. Nesses casos, devem ser computadas mais 68,5mil mortes. Num total de 123 mil entre diretas e indiretas. É um número que deve ser levado em consideração por cada um de nós. Afinal, as doenças não afetam apenas o outro. Também nos atingem, devemos, portanto, buscar permanentemente as formas de prevenção.
Apesar das campanhas e profusão de espaços de divulgação das causas e riscos da doença, o número de afetados é crescente. A taxa de mortalidade, segundo os dados do ministério, subiu de 20,8 para 28,8 casos para cada 100 mil habitantes e as principais vítimas são as mulheres. No ano de 2010 foram 30,8mil mortes no sexo feminino, contra 20mil no ano 2000. Já entre os homens foram 24 mil em 2010 e 14 mil em 2000.
É fundamental que o esforço de esclarecimento seja ampliado. Provavelmente é preciso rever os conteúdos das comunicações sobre a doença. Sabemos que parte dos fatores que podem levar à instalação da doença decorre de hábitos alimentares incorretos. Hábitos esse incentivados por milionárias campanhas publicitárias que incentivam o consumo de açúcares nas mais diversas formas, seja em refrigerantes, balas, álcool, doces, sanduiches etc. É uma disputa difícil. Mas não podemos esmorecer.
Frutas, legumes, verduras e outros alimentos frescos e, de preferência, não industrializados, devem entrar na prioridade dos cardápios.
Os exercícios físicos também devem se tornar rotina. O sobrepeso e a obesidade são fatores que levam ao diabetes e têm se tornado comuns na população brasileira.
Quem tem dúvidas ou precisa de maiores esclarecimentos sobre a doença encontra na cartilha editada  pela SBC um bom referencial. De simples leitura pode ser baixada no http://prevencao.cardiol.br/campanhas/diabetes/folheto-DMD.pdf
Faça exercícios físicos, cuide de sua alimentação e se tiver algum dos seguintes fatores de risco, redobre a atenção. São eles, idade superior a 45 anos, familiares próximos com diabetes, sobrepeso ou obesidade, sedentarismo, pressão alta, colesterol elevado, mulheres com diabetes gestacional ou com filhos nascidos com mais de 4 kg e pessoas que utilizam medicamentos que aumentam a glicose do sangue.
O tema da campanha e título da cartilha é “Proteger Nosso Futuro”. Vamos, cada um de nós, fazer nossas partes.
Bom fim de semana!