quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Exame confirma caso de meningite em professora na Bahia, diz Sesab

 
 
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta quarta-feira (7) que a professora de 38 anos internada no  Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, a 107 Km de Salvador, está com meningite tipo C, também conhecida como meningite meningocócica.
Segundo a Sesab, a mulher deu entrada no hospital no dia 2 de novembro e a confirmação da doença na terça-feira (6) aconteceu após a realização de exames. A paciente foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e o seu estado de saúde é grave, informou a Secretaria.
Denúncia
Familiares da professora afirmam que ela permaneceu três dias na unidade sem ficar em área de isolamento para evitar a contaminação de outros pacientes. De acordo com José Nunes Barbosa, marido da paciente, houve demora para o atendimento ser realizado.
"Trouxemos ela aqui sexta-feira, o primeiro atendimento de um neurologista foi 36 horas depois porque aqui não tem neurologista de plantão. O infectologista nós pedimos, ela já estava na urgência desde domingo e veio ser atendida hoje , como é que diz que tem um atendimento adequado?", indaga o marido da paciente.
Todos os procedimentos foram adotados de acordo com os critérios técnicos e protocolos do Ministério da Saúde, informou a unidade hospitalar.
"Todas as pessoas, os contatos íntimos como nós chamamos, todos já receberam a quimioprofilaxia para que a gente tenha bloqueado o prolongamento dessa doença na região", afirma Amarry Morbec, coordenadora da vigilância epidemiológica.  
A Secretaria de Saúde da Bahia informou que 90 casos de meningite tipo C foram registrados no estado em 2012, com 22 mortes. Em 2011 foram contabilizados ao longo do ano 148 casos, com 43 mortes. G1