quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Baianão 2013 tem formato definido e vai premiar clubes no meio da disputa


 
O Conselho Técnico da Federação Bahiana de Futebol definiu nesta quarta-feira a fórmula de disputa do Campeonato Baiano de 2013. A competição terá 12 times e quatro fases. A novidade será o fato de que Bahia, Vitória e Feirense só entram na segunda fase do torneio, já que disputam a Copa do Nordeste. Além disso, os dois melhores clubes do interior na primeira fase serão premiados. O primeiro colocado ganha uma vaga no Nordestão de 2014, enquanto o vice leva uma das vagas baianas na Copa do Brasil de 2014.

O campeonato será disputado entre 20 de janeiro e 19 de maio. No total, serão realizados 76 jogos. Em 2012, a competição teve 140 partidas. O presidente Ednaldo Rodrigues explicou que a mudança é uma adequação à Copa do Nordeste.

- A nossa Federação apresenta um campeonato estadual mais enxuto, como exige o calendário nacional. O Baiano, que já teve 140 jogos ou mais, passará a ter 76 jogos. É a adequação necessária para o retorno da Copa do Nordeste ao calendário do futebol brasileiro – disse.

A fórmula é confusa e pode prejudicar os times que disputam o Copa do Nordeste de 2013. Por exemplo, se o Feirense ficar com o título da competição regional no próximo ano, mas não for campeão ou vice do estadual, estará fora da disputa do Nordestão em 2014 - e sem ter tido a chance de conquistar a vaga na primeira fase.
Entenda a fórmula

A primeira fase do Campeonato Baiano será disputada apenas com jogos de ida, entre 20 de janeiro e 10 de março. Nove equipes estarão na disputa (Bahia de Feira, Atlético, Fluminense, Vitória da Conquista, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo e Jacuipense). Cada equipe disputará oito jogos - quatro em casa e quatro fora em grupo único.

No final da fase classificatória, os cinco melhores colocados avançam. As duas últimas equipes serão rebaixadas para a Segunda Divisão de 2014, enquanto o 6ª e o 7ª colocados são eliminados. Apesar de ser a fase inicial da competição, a federação vai premiar o primeiro com uma vaga na Copa do Nordeste 2014 e o vice com uma vaga na Copa do Brasil 2014.
A segunda fase terá a presença de oito equipes. Além das cinco classificadas na fase anterior, Vitória, Bahia e Feirense entram na disputa.  Nesta fase, que será realizada entre 20 de março e 21 de abril, os oito clubes serão divididos em dois novos grupos.

No grupo 2, ficarão Bahia, Feirense, o 2º e 4º colocados da fase de classificação. Já no grupo 3, ficarão Vitória, o 1º, 3º e 5º colocados da fase inicial. A divisão dos grupos foi definida através de sorteio. O sistema de disputa será em jogos de ida e volta, com duelos de grupo contra grupo. A fórmula garante pelo menos dois clássicos Ba-Vi já nesta fase.
A novidade é que a federação já havia reservado a data de 29 de março de 2013 para um Ba-Vi. A data é comemorativa ao aniversário da cidade de Salvador e foi escolhida para a inauguração da Arena Fonte Nova, que terá o clássico como jogo inaugural.

A terceira fase será disputada no formato de semifinal pelos dois primeiros colocados de cada grupo. O 1º do grupo 2 enfrenta o 2º do grupo 3 e o 1º do grupo 3 o 2º do grupo 2. Os confrontos serão de ida e volta. Os vencedores dos duelos farão a final do Baianão 2013 em dois jogos, marcados para os dias 12 e 19 de maio, e os dois eliminados disputarão o terceiro lugar.

O campeão do Baianão 2013 terá presença garantida na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, e o vice-campeão na Copa do Nordeste. Os seis primeiros colocados na classificação geral terão direito de disputar a Copa Governador do Estado, competição que continuará valendo a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil, e o clube de melhor campanha a partir da segunda fase, que não seja integrante das Séries A e B do Brasileirão, será a representante baiana na Série D .