quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Guia contra a degola: roteiro de fuga de Palmeiras e Sport é 'caça ao Bahia'


 

 

Pontos somados pelos times fora do Z-4 deixam Tricolor baiano como o mais ameaçado. Atlético-GO e Figueirense ficam virtualmente rebaixados
Diminuir letra 
 
Reprodução

Foto: Reprodução


Acorda Cidade
 
Empate fora de casa não é considerado ruim do ponto de visto matemático, mas o 1 a 1 do Bahia com o Corinthians carrega esse fardo devido às circustâncias da rodada. Entre os times fora do Z-4, as vitórias de Flamengo e Ponte Preta, e os empates de Náutico e Portuguesa deixaram os times mais perto de fugir da degola, restando seis rodadas. Com isso, o Tricolor baiano é quem ocupa a vaga mais palpável fora da zona de rebaixamento para Sport e Palmeiras, que deram continuidade à reação após dois triunfos seguidos.
 
A vitória do Sport por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, a segunda fora de casa em todo o campeonato, fez a equipe chegar a 33 pontos e seu risco de cair de 87% para 76%, segundo o matemático Tristão Garcia, idealizador do site Infobola. O Leão agora está em melhores condições do que o Palmeiras, que apesar de ter um ponto a menos na tabela, antes da rodada começar tinha uma vantagem sobre o concorrente por ter mais jogos com o mando de campo a seu favor. Mas o Verdão, que bateu o Cruzeiro na Fonte Luminosa, também diminuiu sua ameaça de 83% para 81%. Enquanto o Bahia, com 36 pontos, aumentou suas probabilidades de rebaixamento de 21% para 30%.
 
- O Palmeiras venceu, mas não deu sorte e segue em situação delicada porque os resultados paralelos não colaboraram. O Sport conseguiu o que mais faltava para ele, ganhar fora de casa, o que vai precisar fazer para escapar. o Bahia não vence cinco jogos. Depois dele, não tem um time logo acima, os outros estão escapando. É caça ao Bahia, mas não é fácil alcançá-lo. Em resumo, restam dois times com chances reais, mas com muitas dificuldades - contou o matemático.
 
A próxima rodada promete ser chave na caçada envolvendo esses três times, que têm pela frente três oponentes que estão disputando vaga na Taça Libertadores. O Bahia recebe o Grêmio em Pituaçu, o Sport joga na Ilha do Retiro contra o São Paulo, e o Palmeiras visita o Internacional no Beira Rio.
 
O matemático diz que a pontuação do Z-4, que vinha abaixo da média nas últimas rodadas, aumentou e fez o número "mágico" para escapar da degola sem depender de outros resultados subir de 45 para 46 pontos. Abaixo dessa pontuação é preciso ter sorte para seguir na Série A. Coritiba, Náutico, Ponte Preta, Flamengo e Portuguesa estão mais próximos desse objetivo.
 
Santos entra na lista de ameaçados
 
Os empates sem gols do Coritiba com o Grêmio, no Olímpico, e do Náutico com a Portuguesa, nos Aflitos, mantiveram Coxa (42 pontos) e Timbu (41 pontos) com 1% de ameaça. Ponte Preta e Flamengo venceram, chegaram a 40 pontos e reduziram pela metade seus riscos. A Macaca, que fez 1 a 0 no Santos no Moisés Lucarelli, agora tem 3% de chances de queda. E o Rubro-Negro, que ganhou pelo mesmo placar o São Paulo, no Engenhão, está com 4%. A Lusa, com 39 pontos, tem 6%.
 
A novidade nessa lista de times é o Santos, que está com 42 pontos e tinha chances mínimas de ser rebaixado. Mas o empate na Vila Belmiro com o Atlético-MG, por 2 a 2, e a derrota no Moisés Lucarelli para a Ponte Preta, por 1 a 0, permitiram que a equipe fosse ultrapassada pelo Coritiba e se ver com 1% de risco.
 
- O Santos tinha traço (menos de 1%), mas se atrasou. Empatou em casa e perdeu para a Ponte. Agora tem um por cento de risco, que é pequeno. É matemático, não para imaginar um time que tem Neymar não conseguir somar mais quatro pontos para se garantir - opinou.
 
Atlético-GO e Figueirense: virtuais rebaixados
 
Tristão explicou que matematicamente ainda não rebaixado algum, mas diz que as derrotas em casa virtualmente condenaram Atlético-GO e Figueirense à Série B. Lanterna da competição com 23 pontos, o Dragão foi batido pelo Sport por 1 a 0 e seguiu com 99% de risco de queda. o Figueira perdeu para o Botafogo por 2 a 0 e, com 28 pontos, viu suas chances de queda subirem de 89% para 98%.
 
- O Figueirense, que vinha atrás, perdeu em casa e praticamente deu adeus à Série A. E o Atletico-GO está cumprindo tabela. As derrotas em casa praticamente condenaram os dois. As informações são do Globo Esporte.com