sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Blecaute deixa baianos e nordestinos no escuro, prejuizo e papeis sobre as mesas


 

 

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image Povo recorreu a velas e lamparinas para diminuir a escuridão
Por volta das 11h20 desta quinta-feira (25) a luz apagou em todos as ruas, casas e apartamentos de Salvador e cidades do interior da Bahia, causada por motivos ignorados até o amanhecer desta sexta-feira (26).
Somente quando o dia amanheceu as causas foram apontadas para um incêndio que teria ocorrido em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA), o suficiente para provocar o desabastecimento de energia na Região Nordeste e em parte do Norte do país, na madrugada desta sexta-feira.

O problema ocorreu justamente na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste. Segundo informação da assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu pouco depois da meia-noite e demorou pouco mais de uma hora para ser resolvido. Portanto, por volta de 1h30 da manhã, a energia na linha principal já tinha sido restabelecida.

No balanço, o apagão afetou os 417 municípios baianos, todos os estados do Nordeste, parte do Pará, Amazonas, Tocantins e o Distrito Federal. Em Salvador, a energia voltou somente a partir das 2h30 desta sexta-feira, o que fez muita gente ir dormir sem terminar os afazeres da noite e muitos bares e casas noturnas perderem dinheiro, por calote ou falta de movimento.  

Nas cidades do interior baiano, como Feira de Santana e Juazeiro, a energia só voltou quase após o dia amanhecer. Em Camaçari, o Pólo Petroquimico ficou sem operar, só voltando à normalidade no final da manhã de hoje.

Na capital baiana também os serviços de informática, redes de computadores e sistemas operacionais de internet de empresas e autarquias estaduais começaram o dia sem funcionar, só normalizando a partir das 10 horas.