terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pílula anticoncepcional: mitos e verdades

Tire suas dúvidas sobre o anticoncepcional oral. (Foto: iStock)O anticoncepcional hormonal oral é um dos métodos mais utilizados pelas mulheres para prevenir a gravidez, aliviar os sintomas da TPM, acne, cólica e síndrome dos ovários policísticos. Praticidade e alta eficácia são os principais fatores que levam muitas mulheres a consumir a pílula.


De acordo com ginecologista e obstetra Denise Gomes (CRM- 117642), diretora da Plena Clínica, a pílula anticoncepcional deve ser tomada no mesmo horário todos os dias, respeitando o intervalo correto entre as cartelas. Se uma ou mais pílulas forem esquecidas por mais de 12 horas a proteção contraceptiva será reduzida.

“A maioria das pílulas é composta basicamente de e hormônios, estrogênio (etinil-estradiol) e progestagênios (variáveis), que simulam os hormônios estrogênio e progesterona que as mulheres produzem durante o ciclo menstrual. É importante entender o funcionamento da pílula para melhorar a adesão ao método, evitar os efeitos colaterais e preservar a sua eficácia”, explica a ginecologista.

A partir da década de 60 a pílula anticoncepcional passou a fazer parte do universo feminino. O método evoluiu junto com a medicina, tornando-se mais seguro, com dosagens hormonais menores e muito consumido. Desde então muitas meninas ficam preocupadas com o que ouvem sobre a pílula e algumas ficam até com receio de tomar.

A pílula engorda? O uso da pílula provoca espinha e cravos? Aumenta a celulite? Para desvendar esses mistérios que encobrem o anticoncepcional a ginecologista Denise Gomes revela o que é mito e verdade