terça-feira, 28 de agosto de 2012

Briga dá início a arrastão em show

 
 

 

 

  •  
  •  
WILLIAM CARDOSO
Seis suspeitos de integrar uma quadrilha acusada de provocar confusão em shows para roubar a plateia foram presos no domingo à noite no Anhembi, na zona norte de São Paulo, durante a apresentação da banda norte-americana Maroon 5. O administrador de empresas Thiago Palasthy Casarin, de 26 anos, uma das vítimas, foi agredido e permanecia internado nesta segunda no Hospital Samaritano, com várias fraturas no rosto.
Segundo o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, do departamento responsável pelos aeroportos e atendimento a turistas (Dird), a quadrilha presa agia de forma premeditada. “Eles vêm de fora de São Paulo para esses shows, simulam a briga, dão um tapa ou uma cacetada em alguém e, na confusão, roubam tudo o que podem.”
Durante o show, o administrador de empresas segurou a mão de uma das integrantes da quadrilha quando ela tentava furtar o celular dele. Os outros membros do grupo passaram a agredir a vítima com socos na cabeça.
Cirurgia de reconstituição
No próximo fim de semana, Casarin deverá passar por uma cirurgia para a reconstrução do lado direito do rosto. Mãe do administrador, a professora Monica Palasthy Casarin, de 50 anos, cuidava do filho na tarde desta segunda-feira. “Foi horrível o que aconteceu. O que provoca revolta é que, daqui a pouco, eles estão na rua de novo.”
A estudante Bianca Faria da Silva, de 19 anos, teve o celular levado por um dos ladrões durante o empurra-empurra, mas conseguiu recuperá-lo com a polícia. “Após a confusão, coloquei a mão no bolso e (o celular) não estava lá. Já fui a vários shows e nunca tinha acontecido isso. Fiquei assustada quando vi a quantidade de pessoas na delegacia.”
Bianca disse estar surpresa pela forma como a quadrilha conseguiu entrar no Anhembi sem ter sido identificada pelos policiais. “Eles são tão criteriosos na revista pessoal, na entrada do show, e mesmo assim acontece uma coisa como essa”, afirmou.
Depois de notificados pelas vítimas sobre o roubo em série e sobre as características dos assaltantes, os policiais militares foram até o lugar onde os suspeitos estavam e os levaram para ao posto da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) no Anhembi.
Durante a confusão, os ladrões conseguiram levar pelo menos 15 celulares, um relógio de pulso, R$ 602, US$ 101, 200 pesos mexicanos, dois cartões e duas carteiras de habilitação.
Foram presos Kleberval Tavares Moreira, de 31 anos, Ronaldo Miranda Campos, de 39, Genival da Gloria Batista, de 36, Sandoval dos Santos Pinheiro, de 30, Roberte Carvalho dos Santos Lins, de 26, e Fabiana Araujo dos Santos, de 31. Quatro integrantes do bando disseram à polícia que são de Salvador (BA).
Levantamento feito pela reportagem em 274 boletins de ocorrência registrados na Deatur entre março de 2011 e o mesmo mês deste ano mostrou que a maior parte dos roubos e furtos contra turistas na capital ocorreu durante eventos noturnos no Anhembi. De forma geral, os bandidos aproveitam a distração dos turistas para levar objetos de valor, como celulares e relógios.