sexta-feira, 27 de julho de 2012

Procissão do Jubileu: pedidos, emoção e amor a Senhora Santana


Mais uma vez o povo católico foi às ruas reverenciar sua padroeira. Mais do que fé e tradição, observa-se a força do catolicismo que tem uma igreja administrada com zelo, carinho, respeito e principalmente amor. Viva Senhora Santana.
Ney Silva/Acorda Cidade

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ney Silva
Na procissão do Jubileu de ouro da Arquidiocese de Feira de Santana, ocorrida na tarde desta quinta-feira (26), os fiéis não economizaram tempo, muito menos pedidos aos seus santos e santas protetoras
 
 
A imagem de Senhora Santana foi a mais disputada entre as pessoas. Curas para o corpo, compra de uma casa própria e teve até quem pedisse para a santa ajudar a ganhar na loteria esportiva. Mas é sempre assim,  não se trata de pedidos com sentimentos de ganância ou soberba.
 
É a do povo que em qualquer parte do planeta busca integrar-se com a palavra de Deus de sua forma simples. O Brasil, de maioria católica e diversidade étnica e cultural bem expressiva destaca-se em sua religiosidade.
 
 
A lavradora Maria Ferreira Pereira era a expressão de felicidade. Ela chegou cedo a catedral com um grupo de pessoas do distrito Governador João Durval para participar da procissão. Antes que o andor de Santana deixasse a igreja ela fez um pedido. “Eu pedi para Santana curar  as câimbras de minhas mãos. Fiquei boa dos pés, mas tenho esse problema nas mãos", afirmou.
 
 
O trabalhador Gonçalo que mora na cidade de São Gonçalo dos Campos, fez um pedido para sair de vez das dificuldades. “Eu pedi a Santana para ganhar na loteria. Quero enricar", afirmou. Quem vai a procissão nem sempre tem pedidos a fazer. Uns agradecem pelas conquistas e outros vão em busca da espiritualidade e emoção.
 
 
É o caso da gerente comercial Mércia de Azevedo Mendes que muitos anos participa da procissão. Ela disse que tem muita e foi agradecer por ter se curado de um problema de saúde.
 
 
A professora Marta Lima que estava emocionada e até chorou com a passagem dos andores especialmente o de Senhora Santana, fez um pedido coletivo." Este é um ano político. Quero pedir a Jesus Cristo que abençoe e proteja todos os homens e mulheres que vão comandar a nossa cidade e que possam ter discernimento pensando sempre na comunidade" afirmou
 
 
Este ano a procissão teve quase 50 andores vindos das paróquias do município e de particulares. Por volta das 16h30 os andores deixaram a catedral e saíram as ruas carregados com amor e emoção pelos fiéis.
 
 
O Curador da Catedral, monsenhor José Nery estava feliz com a participação do povo."Contamos com caravanas de quase todas as paróquias da arquidiocese", afirmou.
 
 
Na opinião do arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, a procissão do Jubileu mostrou mais uma vez a grande manifestação de da comunidade. 17 anos como líder espiritual da igreja católica ele informou que foi a maior de todas as procissões ocorridas nesse período. “Renovo meus agradecimentos e parabéns ao povo pela manifestação de que se concretiza em Feira de Santana", afirmou.
 
 
Participação de políticos
 
 
Como se esperava durante a procissão, os prefeituraveis e candidatos a vereador tiveram presença marcante. A preferência dos políticos é sempre o entorno do andor de Senhora Santana onde ficam o arcebispo e as demais autoridades religiosas.
 
 
Este ano o prefeito Tarcízio Pimenta, a deputada e primeira dama Graça Pimenta, secretários e assessores formaram fileira logo atrás dos religiosos.
 
 
A cerca de 3 metros atrás do grupo do atual prefeito, outra fileira tendo á frente o candidato do Democratas e ex-prefeito José Ronaldo. Também estavam presentes o seu vice Luciano Ribeiro, o deputado Carlos Geilson, ex-secretários e o atual vice-prefeito Paulo Aquino.
 
 
Um pouco mais distante do andor de Senhora Santana, o candidato José Neto do PT e a sua vice na chapa Eliana Boaventura cumprimentavam as pessoas. Mais uma vez o povo católico foi as ruas reverenciar sua padroeira. Mais do que e tradição, observa-se a força do catolicismo que tem uma igreja administrada com zelo, carinho, respeito e principalmente amor. 
 
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade