sábado, 21 de julho de 2012


Fisioterapia ajuda a tratar disfunção urinária



Aparelho de eletroestimulação e biofeedback são utilizados no tratamento das disfunções do assoalhoO paciente, até então, não tinha ouvido falar da técnica e o nome é, de fato, estranho para muitos, mas este tipo de fisioterapia é uma das especialidades mais promissoras no tratamento da incontinência urinária e de disfunções do assoalho pélvico, formada por músculos e ligamentos que engloba a pelve. “Comecei a fazer o tratamento há dois meses e estou praticamente recuperado.  Achei o resultado excelente”, conta.
Além da incontinência urinária, a especialidade é indicada também em situações de flacidez perineal (fraqueza da musculatura do assoalho pélvico), incontinência fecal (perda involuntária de fezes), constipação, prolapsos genitais (bexiga caída), cirurgias e dores pélvicas e algumas disfunções sexuais, como dispareunia (dor na relação sexual) e vaginismo, que é a contração involuntária dos músculos próximos à vagina.
Durante a gestação, a fisioterapia é indicada a partir do segundo trimestre e tem o objetivo de prevenção das dores e das alterações do assoalho pélvico, além de preparar a musculatura da pelve para o parto normal.