sexta-feira, 6 de julho de 2012

A escravidão beneficiou atletas descendentes de escravos', afirma Michael Johnson


O ex-atleta Michael Johnson, medalhista de ouro olímpico em quatro oportunidades, declarou que acredita no fato de que os genes de descendentes negros de escravos são mais fortes para as questões ligadas ao atletismo. A declaração do atleta gerou bastante polêmica na comunidade esportiva.

“Por mais difícil que seja para alguns ouvir isso, mas a escravidão beneficiou os descendentes de escravos como eu”, afirmou Johnson. “Acredito realmente que nós [descendentes de escravos] temos um gene atlético mais privilegiado”.

Apesar de toda a polêmica em torno da declaração, considerada desnecessária por alguns, o jornal britânico Daily Mail elaborou uma explicação que contextua a frase de Johnson dentro de explicações encontradas por cientistas. Veja abaixo o que disse a publicação inglesa:

“Alguns cientistas acreditam que a reprodução seletiva a partir da mistura de genes de escravos negros e seus senhores brancos somadas ao fato de que os escravos encontravam diversas dificuldades para viver resultam na criação de um grupo pré-disposto a quebrar recordes atléticos.

Os escravos africanos passaram por um rigoroso processe de seleção quando foram transportados de África para a América, já que as condições nos navios negreiros eram desumanas.”

Tomada a explicação do Daily Mail é possível dizer que o ex-atleta não exaltou a escravidão ou foi preconceituoso em sua frase, reproduzindo apenas o pensamento de parte da comunidade científica.