sexta-feira, 13 de julho de 2012

Diretor de Jornalismo da Band orienta como entrevistar político


Fernando Mitre - Diretor Nacional de Jornalismo
Durante o 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, organizado pela ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), uma das palestras que teve o maior número de participantes foi à proferida pelo diretor nacional de jornalismo da TV Bandeirantes, Fernando Mitre, que orientou aos participantes de como entrevistar políticos.

Com experiência de trinta anos no jornalismo, Mitre enfatizou que para realizar uma entrevista rica de informações é necessário cercar o entrevistado e ser insistente para tirar o maior número de informações possíveis.

Falando sobre sua experiência de realizar coberturas políticas, Fernando Mitre contou ao Portal BK2, que a sua primeira entrevista na carreira jornalística foi á um político mineiro na época da Ditadura Militar. “O meu primeiro entrevistado foi o Benedito Valadares, presidente de Minas Gerais na época da Ditadura Militar, isso sem experiência nenhuma, com 20 anos. Chegando na redação, tive dificuldades de escrever o lead e  só percebi quando estava na máquina que ele me enrolou e não tinha dito nada”, contou, descontraindo, “fazer matéria com político, principalmente para quem está iniciando é mesmo que um batismo de fogo”.

Orientação

Ainda de acordo com o jornalista, o mais importante em uma entrevista política não é o que o entrevistado fala e sim o que ele não declara. “É interessante que o repórter tenha a sapiência para deixa claro para o leitor – telespectador que o entrevistado não falou tudo sobre o que foi questionado e que há mais coisas há serem declaradas, mas ele não disse”, orientou Mitre.

Uma das alertas para o profissional de jornalismo que foi citado pelo palestrante é sobre a aproximação com políticos. Segundo Fernando Mitre, a aproximação é necessária quando se faz necessário a conquista da informação, mas nunca em excesso e sempre se mantendo distante no tratamento, a intimidade não é bom.


 Clécia Rocha - Portal BK2