quarta-feira, 18 de julho de 2012

Criatividade é a grande aliada dos aluno





Estudantes estão se esforçando e aguardam o retorno às salas de aula
Maíra Azevedo

Nas ruas

As aulas preparatórias  para os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual, que vão prestar vestibular e fazer a prova do Enem  têm dividido opiniões.

Para alguns, como Rafael Aurora, aluno do Colégio Classe IV, as aulas que estão acontecendo em 19 polos (escolas centrais que estão abrigando os alunos de outras unidades de ensino) estão sendo bastante proveitosas.

“Estou fazendo cursinho para o Enem por fora, mas a verdade é que as aulas aqui estão sendo mais organizadas do que as que acontecem lá no colégio. Os professores parecem ter mais disposição e vontade de ensinar”, avalia Rafael.

Já para Tailane Rodrigues, 17 anos, aluna do Colégio Duque de Caxias, essas aulas não estão ajudando nos seus estudos para o vestibular, pois o conteúdo abordado não é o mesmo que estava sendo dado para a sua turma antes de começar a greve dos professores, que já dura 99 dias.

“Eu venho para a aula para não ficar em casa, mas não tem valor algum. Não tem chamada, não tem nenhum tipo de avaliação. Como vamos saber se estamos aptos para fazer a prova do Enem? A verdade é que essas aulas não valem a pena. Será que vão contar para o ano letivo?”, questiona a estudante.

Para não perder tempo
Cursos preparatórios, grupo de estudos, banca e  internet. Para não se prejudicar ainda mais com a falta de aulas, os estudantes estão usando a criatividade na hora de estudar para o vestibular e para a prova do Enem.  Ariadne Silva encontrou na internet a solução.
Além de fazer um cursinho presencial, ela assiste todos os dias a aulas on line e fica atenta às dicas dos professores. “Eu não perco mais tempo. Entro na internet e não é para ver Orkut ou Facebook. Eu quero ver os assuntos que serão abordados no vestibular. Vejo provas antigas e vou refazendo o que posso”, diz a aluna antenada.

Como fazer boa prova
Organizar o tempo, disciplina e muita leitura. Essas são as principais dicas que o professor Ciro Júnior oferece para os alunos que estão se preparando para enfrentar a maratona de provas de vestibular e Enem.
Professor de história do Brasil, ele inclusive sugere alguns temas que são os mais abordados. “É necessário entender como foi construída a  identidade do País. Estudar  Brasil Colônia, tentando entender e desmistificar a ideia de descobrimento é o primeiro passo”, orienta o professor.