quarta-feira, 11 de julho de 2012

APLB considera positiva reunião com MP sobre greve na educação



Da Redação, com informações de Luana Almeida
A vice-coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marilene Betros, considerou "positiva" a reunião com representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA), ocorrido na tarde desta terça-feira, 10.
Segundo Marilene, a categoria pediu a anulação de determinações judiciais acerca dos salários cortados e do congelamento das contribuições recebidas pelo sindicato. Além disso, o sindicato solicitou a suspensão dos processos administrativos-disciplinares abertos contra os grevistas.
O MP-BA deve se reunir com o Governo da Bahia nesta quarta-feira para apresentar o que foi discutido com os representantes da APLB. Uma nova reunião com as três instâncias envolvidas já está agendada para a quinta, 12.
Em greve há mais de 90 dias, os professores estaduais realizaram uma assembleia nesta manhã, em que decidiram manter o movimento. A paralisação continua pelo menos até a próxima sexta, 13, dia em que a categoria vai fazer nova assembleia. Na ocasião, os docentes vão avaliar o resultado da negociação com o governo intermediada por representantes do MP-BA.
Apesar de manter a greve, a vice-coordenadora da APLB, Marilene Betros, comemora a intervenção do MP. "Estamos contentes por ter essa previsão de negociação. Esperamos que a partir de agora chegue a um acordo. Estamos felizes com a atuação do MP", diz a sindicalista.
O MP decidiu intermediar a negociação entre o governo e professores após os docentes pedirem no último dia 5 a intervenção do órgão. No dia seguinte, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) considerou a greve ilegal e determinou a suspensão imediata do movimento, o que não aconteceu.
Com a paralisação, mais de um milhão de alunos estão prejudicados. Estudantes do 3º ano voltaram às salas de aula desde o dia 25 de junho, mas criticam o conteúdo das atividades.