terça-feira, 26 de junho de 2012

Tipos de drinks







Não são apenas as cores das bandeirolas que embelezam a Praça Hilton Lopes, palco do Forró Caju 2012. Um dos grandes atrativos das noites de festa, além das bandas que embalam os forrozeiros, são as barracas de coquetéis. Componentes indispensáveis para boa parte do público presente, as barracas são procuradas por consumidores ávidos pelas mais exóticas bebidas, que antes mesmo de serem experimentadas já aguçam os sentidos de quem olha, graças às variedades de cores e formas de preparo.

O sortimento vai desde a simples caipirinha até o ‘Sexo na lua', bebida mais procurada pelos consumidores, que sai em média por R$ 5 e tem como ingredientes maçã verde, pêra, leite condensado, vodka ou licor de curaçau. A nevada de morango é outra opção muito escolhida, assim como a cajarosca, capeta, daikiri e cuba libre. A verdade é que há bebidas de cores, gostos e excentricidade para todos os gostos. Para dar conta da satisfação dos clientes, os vendedores têm à disposição uma farta quantidade de frutas, como kiwi, morango, cajá, limão, pêssego, que além de contribuir para a beleza do cenário, resultam em deliciosas e coloridas bebidas espumantes.

De acordo com o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Aracaju, Admilton Pereira, mais conhecido como Bob's Drinks, o grande segredo do sucesso das barracas de coquetéis é a elaboração de drinks feitos com ingredientes de boa qualidade. O Forró Caju 2012 é a nona edição em que Admilton participa como vendedor de coquetéis. Ele ressalta a importância de ser montada uma barraca com muitos atrativos visuais, como bandeirolas e pisca-pisca, no intuito de chamar a atenção do público.

O forró contagia a todos os presentes, mas  as barracas de coquetel são capazes de fazer os forrozeiros pararem de dançar por um instante. Aglomerações são vistas durante todo o transcorrer da noite de festa, onde as pessoas fazem fila para comprar as bebidas. Uma dessas pessoas é Uiliam de Cássio, que vê nos drinks uma oportunidade de desinibição e adjetiva as barracas como "uma maravilha". "Minha preferência é a nevada. Um drink é bom demais", afirma.

Segundo o vendedor Robson Santana, da barraca Paz Drinks, algo capaz de fazer uma pessoa se tornar freguesa é, acima de tudo, a identificação com o preparo. "Cada vendedor tem um jeito único de fazer uma bebida", diz. Em segundo lugar, o atendimento ágil e eficiente é indispensável. "Os clientes não gostam de esperar", garante.

Uma dessas clientes é Janete Souza. Ela foi pela primeira vez numa barraca de coquetel na noite desta quarta-feira. Após experimentar a nevada, Janete aprovou a indicação da amiga. "É uma delícia", diz.

Dentre as inúmeras opções, caipirosca é a bebida preferida de Talita Cavalcante. "Os drinks são uma boa pedida para quem não gosta ou não quer beber apenas cerveja", conta.

Mediante a satisfação do cliente tanto rapidez quanto gosto, vem o lucro. Robson conta que o objetivo de lucrar em cima do investimento se dá da seguinte maneira: caso uma garrafa de vodka custe vinte reais, por exemplo, o ideal é que, com essa garrafa, haja um lucro de quarenta reais. "Dá para lucrar", afirma o vendedor, ressaltando a variação do lucro de dia para dia: em noites de grandes atrações a rentabilidade é maior.