terça-feira, 26 de junho de 2012

Governador faz apelo para fim de greve dos professores

26/06/2012 às 09:35
  | ATUALIZADA ÀS 10:46 | COMENTÁRIOS (10)


Paula Pitta
O governador Jaques Wagner fez um apelo para que os professores estaduais em greve há 79 dias voltem ao trabalho. “É hora de retorno, é hora de devolver a sala de aula aos nossos alunos, os maiores interessados, para que não sejam prejudicados por essa disputa salarial”, disse Wagner em seu programa de rádio "Conversa com o Governador" desta terça-feira (26).

Segundo o governador, a proposta de reajustar o salário da categoria através de promoções no percentual de 22% e 26% pagos em novembro deste ano e abril de 2013 atende as reivindicações dos docentes. “Não é possível que chegando a esses números, que é o que eles pretendiam, os professores continuam se mantendo nessa intransigência com a greve”, argumentou.

A vice-coordenadora da APLB (sindicato dos professores), Marilene Betros, criticou a declaração do governador. "É a mesma posição que ele já vem tomando. Não vemos onde está o motivo de intransigência [do governo do estado], que não quer sentar e negociar com a categoria. A negociação é o caminho [para o fim da greve]. A gente apresentou uma proposta de reajuste de 22,22% [pagos este ano], então ele teria que discutir em cima dessa proposta, até apresentar uma contraproposta, e isso ele não fez", disse.

Os professores se reuniram na manhã desta terça em assembleia, e decidiram manter o movimento.

Nesta manhã, a categoria voltou a protestar em frente às 19 escolas-polos, onde são realizadas desde esta segunda aulas para 22 mil alunos do 3º ano do ensino médio de Salvador.