segunda-feira, 28 de maio de 2012

Uma experiência pessoal com Jesus"

Uma experiência pessoal com Jesus"
              Quantas vezes temos problemas de sobra para acharmos que tudo está perdido e que a vida não tem sentido algum. Existem pessoas que até acham que suas vidas são inúteis e sem valor e até deixam-se abater por pensamentos negativos, pessimistas e até suicidas...     
     Outros ainda são completamente desanimados e sem vontade de lutar e conquistar algo melhor. Os consultórios de psicanálise estão cheios de gente assim e as clínicas de terapias alternativas cada vez mais ricas com tanto dinheiro que gastam aqueles que buscam a paz.

     O que me chama a atenção é que no meio de tanta gente nestas fileiras, estão também os cristãos que por alguma razão não conseguem fazer na sua experiência religiosa um encontro pessoal com a Paz.  Já são vários anos atendendo as pessoas em confessionário e sentido que falta muito no meio católico esta experiência transformadora da paz. Alguns até dizem que nos momentos difíceis e nas tribulações do dia a dia, foram para outras religiões e seitas em busca de um sentido para suas vidas... como não encontraram, alguns voltam á rotina e outros abandonam a religião. Isto me faz lembrar aquela passagem do evangelho de Mateus que falava da semente jogada em terra com espinhos e pedregulhos que impediram a semente de crescer.
A semente é boa – ruim é o terreno.
     Por algum tempo, falar em espiritualidade era coisa de gente alienada que não estava de acordo com o projeto libertador de Jesus. Lembro-me até de amigos que foram perseguidos nos seminário porque eram homens de oração. O que mandava era o compromisso com o “social”. Algumas paróquias tornaram-se até centros de partidos políticos e reuniões de associações de bairro. Em muitos lugares as missas foram substituídas por assembléias comunitárias e reuniões de sindicato. Alguns até conseguiam colocar nisto tudo elementos religiosos. Mas aquela experiência pessoal com a Paz que vem de Jesus, ainda faltava muito.
     Não quero dizer que hoje encontramos o caminho certo!  A dose certa!  Creio que a virtude está no equilíbrio. E que aos poucos nossas igrejas estão aprendendo a serem mais abertas, mais fraternas, mais acolhedoras e solidárias.  A experiência pessoal com Jesus tem transformado muitos corações e nisto reside à nova evangelização. Não sermos tão teóricos e políticos demais, mas deixarmos que o Espírito Santo nos conduza á uma verdadeira espiritualidade que modifique o homem por dentro.
     As terapias alternativas devem servir para alguma coisa, mas jamais para afastarem alguém de seu contato pessoal com Jesus. A vida tem um sentido pleno e a religião verdadeira aponta para isto e faz o homem mergulhar na dimensão do mistério insondável da presença de Deus em seu coração.
Pe. Hewaldo Trevisan