sábado, 14 de abril de 2012

Zé Neto trata sobre projeto de nacionalização do piso dos professores

Com o objetivo de dialogar sobre o projeto de lei que visa equiparar o piso regional ao piso nacional da educação, o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Neto (PT), recebeu, na tarde desta sexta-feira (13), na sala de reuniões da Liderança do Governo, em Salvador, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, que esteve acompanhado de outros representantes da categoria.
Na oportunidade, os representantes dos profissionais do magistério público apresentaram seus pleitos com relação ao projeto. Assim, Neto sugeriu que na próxima segunda-feira (16), até às 10h, os mesmos apresentem um documento pontuando as percepções da entidade a cerca do projeto. Após este passo, o parlamentar vai dialogar com a Bancada da Maioria na ALBA e buscar junto ao Governo do Estado informações sobre as questões que forem apresentadas.
“Estou disposto ao máximo a buscar interlocução junto ao movimento para buscar saída ao impasse. O Governo do Estado garantiu que pagará o piso a todos os profissionais. Agora, repercutir 22% de aumento em todas as faixas salariais na maior categoria do estado com uma inflação anual de 6,5% é uma matemática que não fecha e vamos dialogar. O Estado não tem como arcar esta conta. De nossa parte é dialogar. Nada melhor que o bom senso nessas situações”, afirma Neto.
Vale lembrar que o projeto enviado pelo Governo do Estado, na quarta-feira (11), para a Assembleia Legislativa da Bahia assegura o cumprimento do piso nacional aos 5.210 professores de nível médio (carreira em extinção), que ficaram com os salários abaixo do novo patamar nacional, de R$ 1.451,00. Dessa forma, a Bahia se mantém, entre os estados que cumprem o piso nacional estabelecido em lei para todos os professores da rede estadual de ensino.
Com o reajuste de 6,5% concedido a todo funcionalismo estadual e retroativo a janeiro deste ano, o Estado também figura entre aqueles que oferecem os melhores salários aos professores. Na Bahia, um professor com licenciatura plena, em regime de 40 horas semanais, ingressa no Magistério com remuneração de R$ 2.080,54, maior que a praticada em estados como São Paulo, Paraná e Rio de Janeir