quinta-feira, 5 de abril de 2012

Vereadores viram Judas em protesto na Serra e adiam decisão sobre reajuste dos salário


Manifestação organizada pelo sindicato dos Professores queimou bonecos e lotou galeria da Câmara de Vereadores. Apreciação do veto ao aumento fica para a próxima segunda

foto: Vitor Jubini
ES - Serra - Aloísio Santana, durante sessão na Câmara Municipal de Vereadores em Serra-Sede
Servidores levaram bonecos para serem queimados como Judas no protesto
Um grupo formado por 70 servidores municipais antecipou a tradicional malhação do judas, costumeiramente realizada no Sábado de Aleluia, para protestar contra o prefeito e vereadores do município da Serra.

A manifestação foi realizada em Serra Sede na noite desta quarta-feira. Dois bonecos, um representando o prefeito Sérgio Vidigal e outro a figura de um vereador com o bolso cheio de dinheiro, foram "castigados" durante o protesto.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), um dos motivos da manifestação é a demora no cumprimento da promessa do prefeito de colocar em votação o reajuste do magistério.
Veto
foto: Vitor Jubini
ES - Serra - Aloísio Santana, durante sessão na Câmara Municipal de Vereadores em Serra-Sede
Vereador Aloísio Santana, durante sessão na Câmara de Vereadores da Serra, faz sinal para manifestantes ficarem calados
Outra reclamação da categoria é o reajuste salarial de 61% dos vereadores aprovado na sessão do dia 28 de março e derrubado pelo prefeito na última sexta-feira (30). O veto de Vidigal ao projeto está para ser analisado pela Câmara - que pode reverter a decisão - o que motivou a presença dos professores na sessão desta quarta-feira.

Parte do grupo ficou na galeria do plenário portando cartazes e gritando palavras de ordem. Segundo o diretor do Sindiupes, Eduardo Coelho, o vereador Aloísio Santana (PSDC) - que afirmou que a sociedade critica o aumento, mas vende o voto - debochou dos manifestantes na Câmara.

"Algo que ficou marcado foi o desrespeito do vereador Aloísio Santana, que ficou jogando beijos para quem estava no plenário. É um desrespeito por parte desse vereador. Ele desrespeitou o povo", disse Coelho.

Mais uma vez, com a pressão popular, os vereadores não analisaram o veto do Executivo ao projeto que reajustou o salário dos parlamentares, o que deve acontecer na próxima semana.
Fim do salário para vereadores
Após acenar, mandar beijos e até colocar a mão na boca em pedido de silêncio, Aloísio Santana, sorrindo, afirmou que irá apresentar projeto de lei na próxima segunda-feira para que o vereador da Serra não receba subsídio a partir de 2013.

"Fico sensibilizado de ver uma meia dúzia fazer essa manifestação e vou ficar com eles", disse em plenário. Após a sessão, questionado, Aloísio garantiu que seu projeto é sério e explicou a "mudança" de postura.

"Alguns colegas quiseram roer a corda e aparecer para a sociedade. Então vamos fazer aparecer a Câmara toda", disse ele, garantindo que não é "mercenário".

Na fala, Aloísio se referia a três parlamentares – Sandra Gomes (PSDC), Bruno Lamas (PSB) e Lourência Riani (PT) –, que desde o início foram contra o reajuste.