sexta-feira, 6 de abril de 2012

Toque de Acolher: Uma realidade não mais existente


As ações do Toque de Acolher deixa saudades em Santo Estevão

A polêmica portaria do Toque de Acolher, que foi decretada no município de Santo Estevão em    2009 pelo juiz José Brandão, com o objetivo de combater a violência e criminalidade envolvendo crianças e adolescentes,  não é mais uma realidade atuante. Na época da implantação, a medida protetiva chegou até conquistar a mídia nacional e internacional, assim como um jornal online da Rússia, onde reportou a ação como responsável em reduzir a pedofilia na Br 116.
Ronda Toque na Br, uma ação da portaria
Existia uma parceria com a PRF para combater a pedofilia
 O que antes notado em frente ao Juizado da Infância e Juventude do município era a presença de vários comissários em prontidão para sairem para as rondas, isso hoje já não é mais visto, até porque, o que se observa é que o orgão de proteção a criança está deserto e sem movimento.
Forrozeiro da Paraíba reconhece a
nobreza da medida
A ausência do Toque de Acolher nas ruas, já virou reclamação de toda população. “Na época da portaria, o bairro do Mutirão era uma coisa, não posso afirmar que era a mil maravilhas, mas depois que o juiz que decretou saiu, a coisa piorou de vez, principalmente nas situações envolvendo menores”, assegurou um morador do bairro.
Além do morador do Mutirão, a dona de casa Viviane Santana lamenta a inoperância do Toque no município. “Eu não entendo determinadas atiutudes, o que estava fazendo um bem tão grande a nossa cidade, eles não apóiam, o que nós precisamos é do juiz Brandão aqui mais uma vez. Considero uma falta de inteligência deixarem uma medida tão nobre acabar e da espaço a violência e criminalidade que vem tomando conta do nosso município”, lamenta.

Comemorando um ano do Toque, um ano de redu-
ção na criminalidade
Siga Bem Caminhoneiro e o Toque de
Acolher
Concordando com a dona de casa, um pai de família que desejou não revelar identidade, morador da rua Santo Estevão, bairro conhecido como Pinga-Fogo, salientou que tudo que acontece de bom tem vida curta no município de Santo Estevão. “Moro no Pinga-Fogo há mais de vinte e oito anos e aqui sempre teve a fama de lugar que não presta, depois do trabalho feito pelo Toque de Acolher, a coisa mudo na área, até pessoas que tinham medo de passar por aqui, começaram a frequentar, mas depois que o juiz saiu, os carros do juizado deixaram de passar, o perigo tomou conta mais uma vez”, declarou o morador, pedindo para não revelar identidade.


Resultados passados
O combate a evasão escolar, as audiências coletivas
A medida de proteção, que inicialmente gerou muita polêmica no município de Santo Estevão, conquistou no ano de 2009 uma redução de 71% na criminalidade envolvendo menores. Outro resultado positivo alcançado pela medida foi o envolvimento de adolescentes com o tráfico de drogas, que reduziu consideravelmente. Todos esses dados estão registrados na Delegacia de Polícia de Santo Estevão.
Para fazer um comparativo do antes e depois do período de atuação do Toque, procuramos a DEPOL, mas tivemos a informação de que o atual delegado encontra-se em período de férias.




Por Antônio Rocha
Foto: Clécia Rocha