quarta-feira, 11 de abril de 2012

Reitor contesta afirmações de vereador sobre crise na Uefs



Divulgação/Uefs

Foto: Divulgação/Uefs

Acorda Cidade

Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se pronunciou em relação às declarações do vereador Tom em sessão realizada na manhã  de ontem (10) namara Municipal.

Em discurso ele informou que foi procurado por alguns estudantes da Uefs que lhe falaram sobre os problemas. “Vem faltando até papel higiênico naquela instituição”, disse. Além disso, Tom informou que os alunos têm o direito de tirar fotocópias, mas não papel ofício disponível.

Em nota a instituição disse que foi surpreendida pelas declarações do edil. O reitor José Carlos Barreto classificou como frutos da imaginação do vereador as afirmações de que a Instituição passa por dificuldades financeiras a ponto de “faltar até mesmo papel higiênico” e “o mato toma conta do campus”.

Para José Carlos Barreto, as declarações são descabidas e mostram que o vereador sequer teve o cuidado de checar as supostas informações atribuídas vagamente a estudantes da Uefs. O reitor salienta que a atual gestão da Universidade tem se pautado pela transparência e qualquer cidadão pode obter dados relacionados à Instituição sem qualquer obstrução.

A Administração da Uefs, relata José Carlos Barreto, havia tornado público que o orçamento inicial de 2012 da Instituição teve uma redução no que se refere a recursos para investimentos da ordem de R$ 7 milhões, em decorrência de ajustes na folha de pessoal realizados pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia.

Isto compromete o crescimento da Universidade, mas não afeta imediatamente a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão”, diz a nota da assessoria de comunicação.

O reitor informa, ainda, que foi formalizado pedido de suplementação orçamentária junto às Secretarias de Educação e de Planejamento do Estado. Quanto à devolução de recursos apontada pelo vereador, José Carlos revela que a execução do orçamento final de 2011 da Uefs foi de 99,95%, uma das maiores do país.

O reitor José Carlos Barreto reafirma que na atual gestão nunca houve falta de papel higiênico e que o campus nunca esteve tão bem cuidado, o que pode ser constatado por qualquer pessoa que visite a Uef